sábado, 2 de junho de 2007

Estudo avaliou prevalência da síndrome metabólica
31% das mulheres portuguesas
correm risco cardiovascular

O estudo epidemiológico VALSIM, realizado em vários Centros de Saúde dos 18 distritos do país, revelou que 31 por cento das mulheres portuguesas correm o risco de contrair doenças cardiovasculares derivadas da síndrome metabólica (SM). A pesquisa sobre SM, conduzida por Manuela Fiuza, professora auxiliar de Cardiologia da Universidade de Medicina de Lisboa, apontou ainda os distritos de Beja, Leiria, Santarém e Viseu como os locais onde se verificou uma maior incidência do fenómeno.

De acordo com o jornal Expresso, o conceito de SM é recente e resulta da conjugação de cinco factores de risco: tensão arterial elevada, elevados níveis de glicemia em jejum, obesidade abdominal, aumento da gordura no sangue por elevação dos triglicéridos e diminuição do colesterol HDL (o colesterol “protector”). “Para que se possa confirmar o diagnóstico da SM, é necessário que pelo menos três dos cinco factores de risco estejam presentes no mesmo indivíduo”, explicou Manuela Fiuza ao semanário.

Segundo os resultados obtidos pelo VALSIM, a SM está associada a um risco três vezes superior de sofrer um enfarte de miocárdio (EM) ou acidente vascular cerebral (AVC) e um risco cinco vezes maior de progressão da diabetes tipo II. A especialista apontou ainda a “hipertensão (HTA) como o factor de risco mais frequentemente associado à SM, 70 por cento do total da amostra em estudo, seguido da gordura abdominal, com 58 por cento, e da hiperglicemia em jejum, 45 por cento”.

A pesquisa que recolheu dados de 16.333 doentes de ambos os sexos, cuja idade média se situa nos 58 anos, revelou igualmente que 28 por cento dos homens inquiridos também podem vir a sofrer de problemas cardiovasculares. A idade provou ainda ser um “factor concomitante da prevalência mais elevada: a partir dos 60 anos a percentagem de casos situa-se acima dos 46 por cento”, concluiu a especialista.

Marta Bilro

Fonte: Saúde Pública/Expresso

Sem comentários: