domingo, 23 de setembro de 2007

Empresário brasileiro garante vantagens do produto
Plástico de açúcar na indústria farmacêutica


Num sector como o farmacêutico, em que é permanente o esfrorço inovador e o fervilhar de novidades, um empresário brasileiro acena agora com um novo produto: o plástico de açúcar, como lhe chama Sylvio Ortega Filho, “é um polihidroxibutirato, uma espécie de poliéster ou plástico biodegradável”, feito a partir do açúcar e que poderá substituir, nas suas mais diversas aplicações, o tradicional plástico feito à base de petróleo. A indústria farmacêutica é uma das apostas.

Físico, matemático, engenheiro civil e pós-graduado em Marketing, Sylvio Ortega Filho tem dividido o seu tempo, ao longo dos últimos meses, em viagens pelo mundo, com o intuito de demonstrar as “impressionantes capacidades” do inovador material, elemento principal de um projecto que tem sido desenvolvido na localidade brasileira de Serrana, e que prevê que, a breve trecho, também os medicamentos possam usar o plástico de açúcar para facilitar a vida dos seus consumidores. Em entrevista ao jornal «Gazeta de Ribeirão», o empresário brasileiro atesta que este produto é “uma espécie de pó branco e granulado a que podemos chamar carbono verde, renovável e que permite a retirada do dióxido de carbono do meio-ambiente”, e que é obtido a partir do açúcar, através de um processo químico.
Ortega Filho esclarece que o plástico de açúcar tem sensivelmente o mesmo leque de aplicações do polipropileno, voltando-se para a injecção, a extrusão e a termoformagem (processo que produz as embalagens dos iogurtes, por exemplo). Pode ainda substituir o poliuretano e a espuma utilizada para produzir essas embalagens. Há também uma aplicação que o industrial brasileiro diz ser medicinal: “Através de nanobiotecnologia, o polímero poderá ser utilizado na libertação gradual do princípio ativo de um determinado medicamento”, refere aquele responsável, frisando que, “se uma pessoa tem de tomar um remédio durante sete dias em dosagens fragmentadas, em vez de tomar dezenas de comprimidos e de se preocupar com os horários para isso, pode optar por ingerir uma só cápsula, preparada para libertar gradualmente a quantidade certa do fármaco, conforme se vai degradando no interior do organismo.

Carla Teixeira
Fonte: «Gazeta de Ribeirão»
Uma iniciativa da presidência portuguesa da União Europeia
Investigação em segurança dos doentes


Margarida França, membro da Agência Nacional de Investigação, e José Robalo, sub-director-geral de Saúde, representarão Portugal na conferência «Segurança dos doentes – investigação na prática», que decorre a partir desta segunda-feira, e durante três dias, na cidade do Porto, sob a égide da presidência portuguesa da União Europeia e com o beneplácito da Organização Mundial de Saúde.

De acordo com o que o farmacia.com.pt conseguiu apurar junto de fonte da presidência portuguesa da UE, o debate deverá subordinar-se àquela problemática, que é tida como prioritária pela OMS, perseguindo objectivos como “a promoção e a divulgação da acção internacional e da investigação, o reforço do alargamento de um leque de iniciativas e a proposta, para a prática, de padrões baseados na evidência”, que a organização deste encontro reputa como “contributos” da iniciativa, gizada pela Aliança Mundial para a Segurança dos Doentes, uma entidade lançada pela Organização Mundial de Saúde em resposta a uma resolução da Assembleia Mundial de Saúde, e que conta com a parceria da Faculdade de Saúde Pública do Reino Unido e da Universidade de Londres.

Carla Teixeira
Fonte: Presidência portuguesa da União Europeia
52º Congresso da Sociedade Espanhola de Farmácia Hospitalar
Desafios e oportunidades para a Farmacoterapia


A turística ilha de Tenerife acolhe, a partir desta terça-feira e até à próxima sexta, o 52º Congresso Nacional da Sociedade Espanhola de Farmácia Hospitalar, iniciativa que se subordinará ao tema «Farmacoterapia na era da genómica e da comunicação: desafios e oportunidades».

Agendado para o Palácio de Congresos Pirâmide de Arona, o encontro pretende dar a conhecer os mais recentes avanços científicos e do conhecimento na área da Medicina personalizada, permitindo a troca de experiências entre milhares de conferencistas. Um dos momentos altos desta iniciativa ocorre no segundo dia de trabalhos, quando Carlos Cordón-Cardó, chefe do serviço de Patologia Experimental do Memorial Sloan-Kettering Cancer Center, hospital nova-iorquino, fará a sua alocução no âmbito da abertura oficial do evento em Tenerife, com arranque previsto para as 12h30 de quarta-feira.
Do vastíssimo programa definido para o encontro de quatro dias dos farmacêuticos que exercem funções nos hospitais de Espanha, a que o farmacia.com.pt teve acesso, fazem parte inúmeras conferências e seminários sobre temas como a avaliação do uso das novas tecnologias no sector da farmacocinética clínica, o tratamento dos pacientes portadores de cancro, a integração do farmacêutico nos serviços hospitalares da área de Pediatria e da assistência social, os ensaios clínicos e a prática oncológica, os erros de medicação e as suas eventuais consequências, a questão da segurança na utilização de medicamentos em ambiente hospitalar, a dicotomia utilidade terapêutica/inovação dos fármacos, os aspectos nutricionais, a controvérsia em torno dos produtos biossimilares e a integração do farmacêutico na área dos cuidados intensivos, entre muitos outros temas.

Carla Teixeira
Fonte: AZ Farmacia, AZ Prensa
Taxa caiu mais de três por cento em dois anos
Genéricos reduzem inflação no preço

dos medicamentos nos Estados Unidos

A taxa de inflação no preço dos medicamentos nos Estados Unidos atingiu, nos últimos 12 meses, o patamar mais baixo das últimas três décadas, cifrando-se em um por cento, quando em 2005 ascendia aos 4,4 pontos percentuais. O período de baixa do indicador económico coincidiu com a implementação, pela administração norte-americana, do seu actual esquema de controlo dos preços.

Daniel Ginsburg, economista do Departamento de Estatísticas do Ministério do Trabalho dos Estados Unidos, onde anualmente são compilados os dados do Índice de Preços ao Consumidor, referiu, em declarações ao «The New York Times», que através da análise ao comportamento do índice, “parece que os aumentos de preços de medicamentos não serão muito dolorosos neste ano”. De acordo com os economistas que analisaram estes números, a evolução positiva deverá ter sido impulsionada por uma maior adesão dos cidadãos ao consumo de genéricos, cuja quota de mercado também aumentou com a introdução de novas alternativas no segmento dos fármacos sem marca.
No mercado norte-americano de consumo de fármacos, os genéricos representaram 63 por cento do total de medicamentos distribuídos ao longo do ano passado (mais 13 por cento do que em 2005). Ao longo do mesmo período assistiu-se a uma perda gradual da predominância de multinacionais norte-americanas como a Pfizer ou a Merck, tendo, em vez daquelas duas empresas, sido a israelista Teva Pharmaceutical, especializada no fabrico de genéricos, a companhia que, de acordo com a IMS Health, liderou o mercado.

Carla Teixeira
Fonte: «The New York Times», Globo Online
Medicamento para o cancro está a ser retirado no Brasil
Anvisa suspendeu lote do Utoral


A detecção de possíveis efeitos secundários decorrentes da administração do Utoral, um medicamento citostático utilizado para controlar a evolução de diversos tipos de cancros, esteve na origem da ordem de suspensão de um lote daquele fármaco no Brasil. Depois do alerta do próprio fabricante, a companhia Meizler Biopharma SA, a Anvisa ordenou a recolha e a suspensão imediata da comercialização do fármaco. Em causa está um lote – o nºE668608 – do Utoral (que tem como princípio activo a fluorouracila), cuja acção no organismo tem como objectivo a inibição da multiplicação de células cancerosas, e uma notificação de um hospital de São Paulo, que alertou para a eventual existência de vários efeitos adversos indesejáveis decorrentes da utilização do medicamento, que não estão descritos no folheto incluso nas embalagens.

Carla Teixeira
Fonte: Anvisa
Fármacos para controlo da tensão arterial e do colesterol
Anvisa suspendeu Metilvita e Melivip no Brasil


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), entidade reguladora do sector do medicamento no Brasil, ordenou a suspensão imediata da comercialização e do uso, em todo o país, de quatro lotes de dois fármacos desenvolvidos pela Laboris Farmacêutica, empresa com sede na cidade do Rio de Janeiro. O Metilvita e o Melivip já estão a ser retirados da rede nacional de farmácias.

No que diz respeito ao Metilvita (metildopa), medicamento indicado para o controlo da pressão arterial, a Anvisa determinou a recolha do lote nº1080, devido a um “resultado insatisfatório no ensaio de variação de peso”, uma vez que a medição do peso de duas cápsulas aferiu diferenças maiores do que as permitidas por lei, já que a administração de comprimidos com diferentes pesos poderia interferir na dosagem correcta e originar problemas relativamente à eficácia do tratamento.
Por seu turno o Mevilip (sinvastatina), medicamento indicado para o controlo dos níveis de colesterol no sangue, desenvolvido pelo mesmo laboratório, revelou problemas em três lotes: os lotes nº1180 e nº1184 chumbaram no teste à uniformidade do ingrediente activo, já que diferentes comprimidos continham diferentes quantidades de sivastina, ao mesmo tempo que o lote nº1005 produziu resultado negativo no ensaio de dissolução da substância, que não era libertada em quantidade e nos prazos estabelecidos. De acordo com o gabinete de assessoria da Anvisa, a sinvastatina é utilizada para reduzir os níveis plasmáticos elevados de colesterol total, LDL, apolipoproteína B e triglicerídeos, sendo igualmente indicada para reduzir o risco de morte por doença coronária, de enfarte do miocárdio não-fatal e de acidente vascular cerebral.

Carla Teixeira
Fonte: Anvisa, «Jornal A Cidade»
Fármaco da Metabasis Therapeutics actua no fígado
Novo medicamento reduz colesterol


Um grupo de cientistas norte-americanos desenvolveu, para a Metabasis Therapeutics, companhia farmacêutica com sede em La Jolla, nos Estados Unidos, um medicamento que aumenta a actividade dos receptores das hormonas tiróideas no fígado, diminuindo os níveis de colesterol e de lípidos no sangue. Os resultados desta investigação foram divulgados na edição online da revista «Proceedings of the National Academy of Science».

Actuando de modo diverso da maioria dos compostos químicos actualmente existentes, que activam a recepção das hormonas tiróideas em todo o organismo, o medicamento concebido pela equipa da Metabasis Therapeutics – baptizado como MB07811 – actua de forma centralizada no fígado, revelando capacidade para diminuir tanto o colesterol como a hipertrigliceridémia (volume excessivo de triglicerídeos no sangue) e a gordura no fígado, situação que pode levar à formação de placas de gordura que se acumulam nas paredes das artérias, dificultando a circulação, e que está geralmente associada a um aumento das taxas de colesterol. Segundo os investigadores norte-americanos, os estudos que desenvolveram permitiram concluir que “a activação selectiva dos receptores das hormonas tiróideas no fígado podem fazer diminuir de forma significativa os índices de lípidos, sem causar efeitos secundários sistémicos indesejados”.
Aquelas hormonas são segregadas pela tiróide, que está localizada na região anterior do pescoço, e têm como função proceder ao controlo da velocidade metabólica, isto é, o ritmo a que ocorrem as funções químicas do organismo. Visam essencialmente fornecer um estímulo à generalidade dos tecidos do corpo humano no sentido da produção das proteínas e do aumento da quantidade de oxigénio que as células utilizam. Porque cabe àquele órgão a regulação de aspectos tão diversos do organismo humano como são a frequência cardíaca, a pressão arterial, o estado emocional do indivíduo, a temperatura, a função intestinal e o peso, qualquer eventual alteração ao funcionamento da glândula acaba por ter considerável impacto na qualidade de vida do doente.

Risco cardiovascular
O colesterol é um esterol (resulta da combinação de um esteróide e álcool). É um lípido presente nas membranas celulares de todos os tecidos humanos, e que é transportado no plasma sanguíneo de todos os animais. Dele depende o saudável desenvolvimento das paredes das células, bem como o desempenho de algumas das suas funções mais importantes. Produzido pelo próprio organismo (no fígado) ou proveniente dos alimentos que são ingeridos e processados, é indispensável em certas quantidades, mas torna-se perigoso quando se acumula no sangue e nas paredes das artérias, formando placas que provocam o seu estreitamento e diminuem o afluxo de sangue ao coração, gerando um risco acrescido de ataque cardíaco e doenças cardiovasculares, primeira causa de morte na generalidade dos países desenvolvidos.

Carla Teixeira
Fonte: AZ Prensa, Wikipédia, Pfizer, farmacia.com.pt
Esclarecer dúvidas e administrar tratamentos em Salvador
Brasil inaugura farmácia-escola em 2008


A Universidade do Estado da Bahia (Uneb), no Brasil, anunciou a intenção de, em 2008, inaugurar uma estrutura inédita no atendimento e no aconselhamento farmacêutico, que poderá atender cerca de 10 mil pessoas por dia. Trata-se de uma farmácia-escola que está a ser construída no Campus I daquele estabelecimento de Ensino Superior, situado na localidade de Cabula, e que visa prestar esclarecimentos sobre a correcta utilização dos medicamentos, nomeadamente no caso dos manipulados e fitoterápicos.

Considerando que são comuns as dúvidas dos pacientes relativamente à melhor forma de consumo dos medicamentos, e tendo em conta que nem sempre os folhetos que os acompanham são suficientemente claros para os cidadãos menos versados na matéria, a Uneb pretende garantir a atenção necessária ao cabal esclarecimento desse público, salvaguardando que estará sempre disponível para os interessados um farmacêutico capacitado para os ajudar. Na farmácia-escola daquela universidade os doentes terão a possibilidade de optar também pela realização de tratamentos alopáticos, homeopáticos ou fitoterápicos.
Maria Edesina Aguiar, a farmacêutica que coordena o projecto, adiantou que a farmácia-escola disporá de um horto de plantas medicinais, que fornecerá a matéria-prima para a manipulação dos medicamentos fitoterápicos, além de um completo serviço de atenção farmacêutica, numa espécie de linha-directa com o doente, atendimento de enfermagem e um pequeno auditório destinado à realização de eventos científicos como seminários, palestras e outras acções. A unidade atenderá a comunidade interna da universidade e o público externo ao estabelecimento, e contará com a participação de profissionais e estudantes dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição, que fazem parte do Departamento de Ciências da Vida da Uneb.

Carla Teixeira
Fonte: «Correio da Bahia»