quarta-feira, 11 de março de 2009

Químicos presentes no arando ajudam a prevenir infecções urinárias

Investigadores norte-americanos revelaram que químicos presentes nos arandos ajudam a prevenir que as bactérias que provocam infecções se unam às células que envolvem o tracto urinário.

Os investigadores do Instituto Politécnico de Worcester, no Massachusetts, expuseram E. coli desenvolvidos em cultura a um cocktail de sumo de arando ou a proantocianidinas de arando, químicos encontrados nos produtos de arando, e mediram as forças de aderência entre as bactérias e uma superfície de silicone, utilizando um microscópio de força atómica.

O estudo demonstrou que quanto mais tempo as bactérias fossem expostas ao sumo de arando ou às proantocianidinas, maior era a diminuição da aderência bacteriana.

Os autores do estudo, Paola Pinzon-Arango, Yatao Liu e Terri Camesano, notaram que o efeito era reversível, uma vez que as bactérias, num ambiente sem sumo de arando ou proantocianidinas, voltavam a crescer recuperando a capacidade de aderência à superfície do modelo.

O Dr. Sheldon S. Hendler, co-editor da “Journal of Medicinal Food” e da Universidade da Califórnia, em San Diego, referiu que os arandos têm uma longa história de utilização medicinal dos alimentos. Os nativo-americanos utilizavam este fruto para o tratamento de doenças da bexiga e dos rins há centenas de anos atrás.

Isabel Marques

Fontes:
www.upi.com/Health_News/2009/03/10/Cranberry_chemicals_prevent_infections/UPI-64871236729252/