segunda-feira, 24 de novembro de 2008

EMEA: Zevtera recomendado para infecções complicadas da pele e tecidos moles

O Comité de Medicamentos para Uso Humano (CHMP), da Agência Europeia do Medicamento (EMEA), recomendou a aprovação de comercialização do fármaco antibiótico Zevtera (ceftobiprol medocaril), da Basilea Pharmaceutica, para o tratamento de infecções complicadas da pele e tecidos moles.

De acordo com o CEO da Basilea Pharmaceutica, Anthony Man, o Zevtera é um inovador antibiótico de largo espectro que pode ser utilizado com tratamento de primeira linha para uma ampla variedade de infecções graves da pele, antes de se saber a bactéria exacta que provocou a infecção.

O Zevtera é uma cefalosporina indicada para as infecções por Estafilococos Aureus Resistentes à Meticilina (MRSA).

As recomendações para aprovação de comercialização por parte do CHMP são normalmente seguidas pela Comissão Europeia (CE) passados poucos meses.

As infecções complicadas da pele e tecidos moles estão entre as infecções mais comuns no meio hospitalar. O Estafilococos Aureus, uma bactéria Gram-positivo, é o patogénio predominante das infecções da pele.

Nos últimos anos, as estirpes de Estafilococos Aureus resistentes à meticilina têm-se tornado cada vez mais comuns e têm sido associadas ao aumento da morbilidade e mortalidade.

Isabel Marques

Fones:
www.reuters.com/article/rbssHealthcareNews/idUSLL18718520081121
www.foxbusiness.com/story/markets/industries/health-care/evteratm-ceftobiprole-medocaril-novel-anti-mrsa-broad-spectrum-antibiotic-2048728213/

Gorduras saturadas podem aumentar risco de cancro do intestino delgado

Um estudo, publicado na edição de 15 de Novembro da “Cancer Research”, demonstrou que as dietas elevadas em gorduras saturadas parecem aumentar o risco de cancro do intestino delgado.

De acordo com a principal investigadora, a Dra. Amanda J. Cross, do Instituto Nacional do Cancro norte-americano, no Maryland, é importante identificar factores de risco variáveis para o cancro do intestino delgado, não só porque a incidência deste tipo de cancro está a aumentar, mas também pode permitir compreender melhor outras doenças gastrointestinais.

Descobertas de diversos estudos têm relacionado o consumo de carnes vermelhas e processadas ao cancro do cólon, mas a associação ao cancro do intestino delgado tem recebido relativamente pouca atenção e não tem sido examinada num progressivo estudo prospectivo.

A equipa de investigação, utilizando dados de um estudo sobre dieta e saúde, examinou associações alimentares ao cancro do intestino delgado em meio milhão de homens e mulheres. Foram utilizados questionários de frequência de consumo de alimentos para estimar a ingestão de carne e gordura e os participantes foram seguidos durante 8 anos.

Durante o seguimento, 60 pessoas desenvolveram adenocarcinomas e 80 desenvolveram tumores carcinóides gástricos, um tipo raro de cancro do estômago.

Não foi observada uma associação estatisticamente significativa entre a ingestão de carne vermelha, ou processada, e as doenças do intestino delgado.

Por outro lado, a ingestão de gorduras saturadas foi associada efectivamente ao desenvolvimento de tumores carcinóides. As pessoas com a ingestão mais elevada de gorduras saturadas tinham um risco 3,18 vezes maior de desenvolver tumores carcinóides, em comparação com as pessoas cuja ingestão era a mais reduzida.

O intestino delgado compõe 75 por cento do tracto digestivo, contudo, raramente se desenvolvem cancros aí, aparecendo mais frequentemente no intestino grosso ou cólon.

Isabel Marques

Fontes:
www.reuters.com/article/healthNews/idUSTRE4AK89E20081121