segunda-feira, 23 de março de 2009

Proteína da ervilha amarela pode ser chave para hipertensão e insuficiência renal

Investigadores da Universidade de Manitoba, em Winnipeg, no Canadá, descobriram que uma proteína da ervilha amarela poderá ser utilizada como suplemento natural na luta contra a hipertensão arterial e a insuficiência renal crónica.

O investigador principal do estudo, o professor Rotimi Aluko, assegurou que, em pacientes com pressão arterial alta, esta proteína poderá retardar ou prevenir o aparecimento de danos renais, enquanto que nas pessoas diagnosticadas com insuficiência renal crónica poderá manter a pressão arterial nos níveis normais, melhorando a qualidade de vida dos pacientes.

Para encontrar este componente, o professor Aluko purificou uma mistura de pequenas proteínas da ervilha amarela até encontrar uma partícula denominada hidrolisato.

Os investigadores alimentaram ratos de laboratório com doença renal policística, uma forma grave de insuficiência renal crónica utilizada como modelo para a investigação, com esta proteína através de pequenas doses diárias.

Os resultados demonstraram que, depois de oito semanas com uma dieta à base de ervilhas, 20 por cento dos ratos alimentados com a proteína apresentaram níveis normais de pressão arterial, em comparação com o grupo de controlo alimentado com uma dieta não modificada.

Por outro lado, os investigadores observaram que o extracto de ervilha aumentou em 30 por cento a função renal dos ratos com insuficiência renal crónica, situando-a em níveis aceitáveis, o que permitiu a eliminação de um maior número de toxinas através da urina e aliviar os sintomas da doença.

De acordo com o que explicou o professor Aludo, o principal inconveniente desta descoberta prende-se com o facto desta proteína, que se encontra de forma natural nas ervilhas, não estar activada. Assim, se as estas não passarem antes por um laboratório, as ervilhas amarelas continuarão a ser um excelente alimento para a dieta, mas não terão um efeito curativo sobre estas doenças.

Ainda assim, o investigador calcula que, se os testes em humanos forem positivos, o extracto poderá começar a ser comercializado dentro de dois a três anos em forma de pó solúvel, como condimento para saladas, em bebidas ou em comprimidos dietéticos.

Isabel Marques

Fontes:
http://ecodiario.eleconomista.es/salud/noticias/1115070/03/09/Una-proteina-del-guisante-de-jardin-posible-clave-en-la-lucha-contra-la-hipertension-y-la-insuficiencia-renal.html

Alerta: Canetas de insulina e cartuchos não devem ser partilhados

A agência norte-americana que regula os medicamentos (FDA) emitiu um alerta chamando a atenção para o facto das canetas de insulina de um paciente e as recargas/cartuchos de insulina não deverem ser utilizadas para administrar a medicação a múltiplos pacientes, devido ao potencial risco de transmissão de patogénios transportados pelo sangue, tais como o VIH e vírus das hepatites.

As canetas de insulina são instrumentos de injecção em forma de caneta que contêm uma agulha descartável e um reservatório de insulina ou um cartucho de insulina. Os dispositivos tipicamente contêm insulina suficiente para o paciente auto-administrar várias doses de insulina, antes do reservatório ou cartucho ficar vazio. Todas as canetas de insulina estão aprovadas apenas para a utilização por um único paciente (um dispositivo para apenas um paciente).

As canetas de insulina estão delineadas para serem seguras para um único paciente utilizar uma única caneta múltiplas vezes com uma agulha nova para cada injecção, referiu a Dra. Amy Egan, Directora Delegada de segurança da Divisão de Produtos de Metabolismo e Endocrinologia da FDA, no Centro de Avaliação e Investigação de Medicamentos.

De acordo com a Dra. Egan, as canetas de insulina não estão delineadas, nem são seguras, para uma caneta ser utilizada por mais do que um paciente, mesmo se as agulhas forem trocadas entre um paciente e outro, devido ao risco de transmissão de patogénios transportados pelo sangue.

Isabel Marques

Fontes:

www.fda.gov/bbs/topics/NEWS/2009/NEW01976.html