segunda-feira, 13 de abril de 2009

Nozes são mais efectivas na prevenção de doenças cardiovasculares do que o peixe

Investigadores norte-americanos revelaram que os ácidos gordos ómega-3 presentes nas nozes são mais efectivos do que os do peixe na redução do colesterol e, desta forma, na prevenção das doenças cardiovasculares.

Os investigadores da Universidade de Loma Linda, na Califórnia, estudaram as diferenças entre os ácidos gordos ómega-3 de origem vegetal e os de origem marinha através de um ensaio, no qual os participantes foram distribuídos por três grupos, tendo cada um recebido dietas diferentes durante quatro semanas.

Após o estudo, os investigadores constataram que os participantes que tinham seguido uma dieta rica em nozes apresentaram uma redução de 9,3 por cento da quantidade de mau colesterol, sendo esta redução maior do que aquela apresentada pelos que seguiram a dieta de controlo ou a de peixe.

De acordo com um dos investigadores, o Dr. Joan Sabaté, com este ensaio foi possível comprovar que existem diferenças entre os ómega-3 estudados, sendo que aqueles presentes nas nozes, de origem vegetal, são os que melhor combatem o colesterol no sangue.

Isabel Marques

Fontes:
http://ecodiario.eleconomista.es/salud/noticias/1163202/04/09/Las-nueces-mas-efectivas-en-la-prevencion-de-enfermedades-cardiovasculares-que-el-pescado.html