sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Fármaco pode ajudar a melhorar memória nos idosos

Investigadores espanhóis referiram que num estudo um fármaco utilizado para um tipo de distúrbio metabólico hereditário melhorou a memória de animais de laboratório com Doença de Alzheimer.

Os investigadores do Centro de Investigação Médica Aplicada da Universidade de Navarra, em Pamplona, demonstraram que o fármaco fenilbutirato de sódio, actualmente prescrito para pacientes com perturbações no ciclo da ureia, facilita a fusão de proteínas responsáveis pelas ligações entre os neurónios, assim aumentando a capacidade de aprendizagem do rato envolvido.

A Dra. Ana Garcia-Osta referiu que estas descobertas, publicadas na “Neuropsychopharmacology”, oferecem perspectivas novas e promissoras para o tratamento da Doença de Alzheimer e outras demências relacionadas.

A investigadora referiu que o déficit cognitivo está associado a uma perda de ligações entre os neurónios. Para a memória se desenvolver é necessário que sejam activados uma série de mecanismos celulares e moleculares, sendo que a interrupção destes processos afecta a capacidade de assimilar e armazenar novas memórias.

A equipa de investigadores referiu que está actualmente focada em tentar descobrir o mecanismo de acção deste fármaco. A Dra. Garcia-Osta referiu que este fármaco está agora clinicamente disponível e é bem tolerado, sendo que a confirmação do seu valor terapêutico em humanos poderá ser aplicada à Doença de Alzheimer num período de tempo mais curto do que outros fármacos que estão a ser estudados.

Isabel Marques

Fontes:
www.upi.com/Health_News/2009/02/19/A_drug_may_improve_memory_in_elderly/UPI-29871235068180/

Dengue: vacina da Sanofi inicia ensaios clínicos na Tailândia

A divisão de vacinas da Sanofi-Aventis, Sanofi Pasteur, anunciou em comunicado que a sua candidata a vacina tetravalente em estudo para o dengue vai entrar num ensaio clínico pediátrico na Tailândia.


O objectivo desta fase é feterminar a sua eficácia na protecção de crianças contra aquela que é a doença tropical mais alastrada no mundo a seguir à malária é o objectivo desta fase.

A candidata a vacina tetravalente da Sanofi Pasteur é a primeira a alcançar este estágio de desenvolvimento clínico.


Raquel Garcez

Fonte: http://www.sanofipasteur.com/sanofi-pasteur2/sp-media/SP_CORP/EN/54/635/Dengue%20Thailand%20180209%20ENG.pdf?siteCode=SP_CORP