sábado, 27 de outubro de 2007

Benefícios da cessação tabágica aparecem em apenas 20 minutos

Bastam 20 minutos sem fumar para a tensão arterial de um fumador descer, mas para que o risco de enfarte diminua são precisas 24 horas sem consumir qualquer cigarro, de acordo com a Associação Portuguesa de Pneumologia (APP).

A APP avisa também que a tosse e o cansaço, provocados pelo consumo continuado de tabaco, levam de um a nove meses a desaparecer e apenas 12 meses sem tabaco conseguem reduzir para metade o risco de contrair doença coronária.

Um fumador tem uma maior probabilidade de vir a sofrer de doenças cardiovasculares, do que alguém que nunca fumou, e só passados 10 a 15 anos é que o risco de ter doenças do coração fica igual ao de um não fumador.

Para reduzir para um terço o risco de enfarte e de morte é necessário passar um ano e esse risco só fica equivalente a um não fumador após três ou quatro anos. Contudo, para reduzir em 50 por cento o risco de acidente vascular cerebral é necessário que passem cinco anos depois de abandonado o vício do tabaco.

Os dados referentes aos benefícios da cessação tabágica indicam que só depois de 10 anos sem fumar é que se consegue diminuir o risco de cancro do pulmão, mas que, por mais tempo que passe, o órgão não volta ao normal, como o pulmão de um não fumador.

Relativamente à gravidez, deixar de fumar antes da gestação permite às mulheres terem crianças com o mesmo peso dos bebés nascidos de mães não fumadoras. Mesmo que a mulher continue a fumar até à 30ª semana, o peso do bebé será, ainda assim, superior aos filhos de quem fuma durante toda a gestação.

Durante a gravidez cerca de 30 por cento das mulheres optam por deixar de fumar, mas 80 por cento delas acaba por ter uma recaída depois do parto.

Inês de Matos

Fonte: Lusa