sábado, 6 de outubro de 2007

Lançada nova dose diária de Advagraf na Europa

A nova formulação do imunossupressor Advagraf (tacrolimus, de libertação prolongada) está agora disponível na União Europeia (UE), proporcionando uma opção de dosagem mais adequada (uma vez por dia) para os pacientes que foram submetidos a um transplante de órgãos, segundo revelou a Astellas no 13º Congresso da European Society for Organ Transplantation (ESOT), em Praga.

O Advagraf é a formulação de toma única diária do Prograf (tacrolimus, duas vezes por dia), um agente imunossupressor líder na prevenção da rejeição de órgãos transplantados, desenvolvido pela Astellas.

Sendo o primeiro inibidor da calcineurina com a opção de dosagem de toma única diária, o Advagraf tem o potencial de ajudar a melhorar os resultados clínicos, devido à melhoria da aceitação do órgão. As investigações demonstraram que os medicamentos de toma única diária apresentam mais do dobro da probabilidade de os pacientes tomarem a medicação como foi prescrita, em comparação com dosagens de duas vezes por dia.

A maior parte dos receptores de transplantes estão em regimes com múltiplos fármacos, que fazem com que a aceitação do órgão ao longo da vida seja um grande desafio. As investigações sugerem que 20 a 50 por cento dos pacientes de transplantes de órgãos não tomam os medicamentos correctamente, pondo-se a eles próprios em risco de consequências médicas.

Falhar apenas algumas doses da terapia de imunossupressores pode pôr os transplantados em risco de rejeição aguda tardia do enxerto, revelando-se uma ameaça à sobrevivência do enxerto.

Segundo o professor Rutger Ploeg, Secretário-Geral da ESOT, uma opção de dosagem de toma única diária para um imunossupressor inibidor da calcineurina são excelentes notícias, tanto para os pacientes como para os médicos, e é um grande passo em frente, no que se refere à preocupação crescente da rejeição de órgãos.

O Advagraf foi aprovado na UE para a profilaxia da rejeição de transplante (terapia primária e de manutenção) em receptores adultos de rim ou fígado, e já está disponível no Reino Unido e na Alemanha, devendo ser lançado em outros dez países europeus antes do fim do ano.

A actual crise na doação de órgãos na UE demonstra que qualquer coisa que ajude a reduzir o risco de graves consequências médicas, associadas à rejeição nos transplantados, é bem-vinda.

Isabel Marques

Fontes: PMFarma, www.prnewswire.co.uk