quinta-feira, 28 de junho de 2007

3i quer comprar laboratórios farmacêuticos em Portugal

Plano: investir mais de 1,5 mil milhões de euros já este ano
A britânica 3i, a maior sociedade europeia de capital privado, pretende adquirir laboratórios farmacêuticos em Portugal, a notícia foi avançada pelo Diário Económico (DE). O fundo tem em vista a construção de quatro ou cinco laboratórios farmacêuticos na Península Ibérica.

De acordo com o jornal, o maior fundo europeu do sector de capital privado espera investir, este ano, mais de 1,5 mil milhões de euros em operações de “venture” capital, que passam pela entrada num projecto em fase de lançamento, ou “buyouts” compra e venda de participações em empresas com o objectivo de realizar mais-valias.

Parte deste orçamento - que visa a internacionalização do 3i -, destina-se também ao mercado português onde está “à procura das melhores operações”, afirmou em entrevista ao DE, Maite Ballester, parceira do grupo em Espanha, e responsável pelo escritório que faz o trabalho de prospecção em Portugal.

Segundo anunciou a representante da 3i, os planos do grupo para Portugal, (onde detém cerca de três ou quatro grandes operações), passam, também, pela área da Saúde: “Queremos constituir um fundo com quatro ou cinco laboratórios farmacêuticos em Portugal e Espanha.”

Recorde-se que, em Portugal, a 3i investiu já 75 milhões de euros e admite gastar mais 20 milhões. O primeiro investimento da 3i em Portugal consistiu na compra de uma posição minoritária na Multiópticas, hoje, uma empresa líder de mercado.

Raquel Pacheco
Fonte: DE/DD

Sem comentários: