segunda-feira, 2 de julho de 2007

Exercício físico rejuvenesce o cérebro

O exercício físico pode ser um trunfo para estimular a produção de novas células cerebrais determinantes na conservação da memória e aprendizagem, revela um estudo realizado por cientistas suecos.

A investigação, orientada por Asrtid Bjornebekk, do Instituto Karolinska, em Estocolmo, demonstrou que, tanto o exercício físico, como os anti-depressivos aumentam a formação de novas células no cérebro, sendo que a prática de desporto é um bom complemento dos medicamentos.

Depois de uma série de análises científicas elaboradas em ratos, os especialistas observaram que o exercício físico e os anti-depressivos aumentam a produção de novas células. Nesse sentido, os responsáveis sugerem agora a criação de um modelo que permita explicar como é que a prática desportiva produz efeitos significativos em depressões leves e moderadas. “O que é curioso é que os efeitos da terapia anti-depressiva podem ser amplamente fortalecidos pelos factores ambientais externos”, afirmou Bjornebekk.

A conclusão deste estudo vai ao encontro de investigações anteriores que mostraram que as pessoas que abusam da utilização de fármacos apresentam uma diminuição nos níveis do receptor de dopamina D2, o qual pode estar ligado aos sintomas depressivos que são comuns nesses “fármaco-dependentes”. Os estudos revelaram também que as condições genéticas podem influenciar a forma como os factores ambientais externos regulam os níveis do receptor de dopamina D2 no cérebro.

Segundo afirmou a especialista, pessoas diferentes podem apresentar sensibilidades diferenciadas à forma como o stress diminui os níveis do receptor de dopamina. Esta pode ser um ajuda importante para perceber porque é que certos indivíduos estão mais predispostos a desenvolver depressões do que outros, salientou Bjornebekk.

Marta Bilro

Fonte: News Medical, Earth Times, United Press International.

1 comentário:

ptcp disse...

Bom artigo, apenas uma pequena correcção: "anti-depressivo" por "antidepressivo".
O elemento de formação "anti-" apenas deve ser ligado por hífen a palavras que comecem por h (ex.: anti-higiénico), i (ex.: anti-ibérico), r (ex.: anti-rugas) ou s (ex.: anti-semita).