terça-feira, 17 de julho de 2007

SPP promove Curso de Cessação Tabágica

Para transmitir aos médicos de clínica geral procedimentos e condutas eficazes, capazes de incentivar os pacientes a deixarem de fumar, a Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) vai promover um Curso de Cessação Tabágica. A iniciativa ganha especial importância quando um estudo de 2006 revela que há, em Portugal, 2 milhões de fumadores, dos quais metade pretende deixar o vício.

Face à crescente necessidade de envolver activamente os profissionais de saúde nas temáticas da cessação tabágica e alertar para a importância de um tratamento com acompanhamento médico, o objectivo é também habilitar estes profissionais de saúde “a exercer uma boa prática em relação aos fumadores e ao abandono tabágico”, salientou Segorbe Luís, Presidente da SPP.

Segundo afirmou o especialista um estudo, que remonta a finais de 2006, demonstrou que “existem cerca de 2 milhões de fumadores, dos quais metade quer deixar de fumar. No entanto, só cerca de 20 por cento decidiram fazê-lo”. É, por isso, urgente dar resposta aos cidadãos fumadores que pretendem deixar de o ser, explicando-lhes que “a melhor forma de o conseguirem com sucesso é através do aconselhamento e tratamento Médico”, referiu Segorbe Luís.

As medidas restritivas têm resultados visíveis na redução do hábito tabágico e o aumento significativo do custo do tabaco tem também um efeito positivo na diminuição do seu consumo, considera o responsável. Nesse sentido, as entidades públicas deveriam debruçar-se mais sobre o assunto, uma vez que é ainda necessária muita divulgação das consultas de Cessação Tabágica junto da população.

A decorrer nas zonas Centro e Sul do país, o Curso de Cessação Tabágica aborda várias temáticas, desde as componentes do fumo do tabaco, às doenças relacionadas com o Tabagismo e aos benefícios em deixar de fumar. Os interessados poderão contactar a SPP para obter mais pormenores sobre o evento.

Marta Bilro

Fonte: SPP

Sem comentários: