quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Associação quer combater estigmatização de doentes mentais

“ENCONTRAR+SE” lança campanha em Janeiro

A ENCONTRAR+SE - Associação de Apoio às Pessoas com Perturbação Mental Grave está a preparar uma campanha anti-estigma para ser lançada em Janeiro de 2008. O objectivo é promover a reabilitação psicossocial dos doentes mentais. A colocação de outdoors em todo o país e a passagem de spots televisivos são alguns dos passos desta iniciativa, revelou Maria Luísa Vieira de Campos, vice-presidente da instituição.

De acordo com a mesma responsável, está também previsto o lançamento de uma “música para a saúde mental”, que conta com a colaboração de cerca de 20 músicos e artistas nacionais, entre eles Zé Pedro (Xutos & Pontapés) e Rui Veloso.

“Está mais do que provado que as pessoas que sofrem de uma doença mental grave, como bipolar, esquizofrenia e depressão, têm dificuldades em se inserir na comunidade”, afirmou a psicóloga em declarações à agência Lusa, à margem do debate “A Saúde Mental Um Mundo em Mudança: O Impacto da Cultura e da Diversidade”, que decorreu esta quarta-feira no Porto.

A campanha surge para esclarecer a população e explicar que estas pessoas são doentes e não podem ser excluídas devido à sua doença, referiu Maria Luísa Vieira de Campos. “Só os poderemos ajudar se não os excluirmos”, sustentou, acrescentando que a ausência de respostas integradas de reabilitação tem condicionado a possibilidade de recuperação de muitas pessoas com doença mental grave. É preciso incutir mudanças na forma como a sociedade encara estes casos, até porque, segundo afirmou, esta realidade está presente numa em cada quatro famílias.

A importância de combater o estigma que rodeia estes pacientes foi também sublinhada pelo presidente da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental, Adriano Vaz Serra, uma vez que estes “são lesados nos seus direitos humanos, na maioria dos países”, tanto a nível profissional, social ou económico, vendo, por exemplo, ser-lhes recusado crédito à habitação.

A ENCONTRAR+SE que, esta quarta-feira, a par do Dia Mundial de Saúde Mental, comemora o seu primeiro ano de existência luta agora por encontrar um espaço próprio, onde possa apoiar doentes e familiares.

Marta Bilro

Fonte: Diário Digital, Lusa.

Sem comentários: