sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Fármaco contra o cancro da mama da GlaxoSmithKline
Tykerb deverá chegar ao Brasil em 2008


Deverá chegar às farmácias brasileiras no início de 2008 o novo medicamento da companhia farmacêutica britânica GlaxoSmithKline para o cancro da mama, que já é vendido nos Estados Unidos e acaba de ser autorizado pelo governo brasileiro. O Tykerb (ditosilato de lapatinibe) age sobre os tumores em estádio avançado, com a presença da proteína HER2, que “alimenta” a evolução do tumor.

Diante dos vários tipos de carcinomas mamários existentes, que têm em comum a circunstância de serem provocados por uma mutação genética, mas que divergem no modo como reagem à quimioterapia, o tratamento convencional para a doença, ganha relevância a descoberta de qualquer novo método que revele a capacidade de inibir a reprodução das células cancerígenas. O cancro da mama com presença da proteína HER2 corresponde a cerca de 25 por cento de todos os carcinomas do seio, e atinge principalmente jovens em idade produtiva.
Administrado por via oral, o Tykerb actua nos casos em que o Herceptin, o fármaco convencional no tratamento do cancro da mama, que é usado em algumas doentes por via intravenosa, não produz resultados, podendo inclusivamente ter como efeito o surgimento de problemas do foro cardíaco. Os dois produtos podem ser utilizados em regime de complementaridade, sendo que o Tykerb apresenta como vantagens o facto de não pressupor a obrigatoriedade de internamento da doente, que pode fazer o tratamento em sua própria casa, e a circunstância de não ter efeitos graves além da diarreia e de ligeiras irritações na pele. Antes do surgimento do fármaco da Glaxo, as doentes que não reagiam ao Herceptin não tinham qualquer tratamento ao dispor, acabando muitas vezes por morrer.

Carla Teixeira
Fonte: Clicabrasilia.com.br

Sem comentários: