quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Governo vai comparticipar a 100% terapêuticas para diabéticos


Medida entrará em vigor em Janeiro

Era uma reivindicação antiga que deu lugar a uma vitória neste Dia Mundial dos Diabéticos. O Governo decidiu que vai comparticipar a 100% a terapêutica com bombas infusoras usadas por diabéticos e ainda a insulina de acção lenta.

A boa notícia foi hoje avançada pelo secretário de Estado da Saúde em declarações ao jornal «Público». Francisco Ramos anunciou a medida e garantiu que entrará já em vigor em Janeiro do próximo ano.

Actualmente, apenas cerca de 150 pessoas usam as bombas infusoras, de insulina devido aos elevados custos: mais de três mil euros para as bombas e entre 100 a 150 euros por mês para os consumíveis. No entanto, segundo vaticinou a tutela, esta terapêutica irá chegar a apenas "cerca de 100 diabéticos por ano num prazo de cinco anos."

Por seu turno, e de acordo com a previsão feita pelo director clínico da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal, José Manuel Boavida, a insulina de acção - uma injecção para reduzir as hipoglicemias - "irá abranger um universo entre 20 a 30 mil doentes, de uma forma gradual."

Raquel Pacheco
Fonte: Público

Sem comentários: