quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

CE aprova Avamys para a rinite alérgica

A Comissão Europeia (CE) concedeu autorização de comercialização ao fármaco Avamys (fluticasona furoato), da GlaxoSmithKline, para o tratamento dos sintomas da rinite alérgica. O tratamento é o primeiro corticoesteróide intranasal a demonstrar melhoras consistentes significativas, tanto em sintomas de alergia no nariz como nos olhos.

Na União Europeia (UE), o spray nasal de utilização única diária está indicado para ser usado por adultos, adolescentes e crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 11 anos. A aprovação baseia-se nos dados que incluem resultados de cinco ensaios clínicos de Fase III que envolveram pouco mais de 1 800 pacientes com alergias sazonais e perenes.

O spray nasal pode agora ser prescrito aos cerca de 60 milhões de pacientes na UE que sofrem de rinite alérgica aguda. O fármaco foi aprovado pela agência norte-americana que regula os medicamentos (FDA) em Abril de 2006, e é comercializado como Veramyst nos Estados Unidos.

A decisão já era esperada, após os reguladores europeus terem emitido uma opinião positiva relativamente ao Avamys em Outubro, sendo que, normalmente, a CE segue estas recomendações.

Isabel Marques

Fontes: First Word, The Guardian, CNN Money, www.pharmatimes.com

Sem comentários: