terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Medicamentos para cessação tabágica rendem mais de 6,6 milhões de euros

A venda de medicamentos de apoio à cessação tabágica, em Portugal, entre Janeiro e Novembro de 2007, atingiu as 235.245 unidades, correspondendo a 6.683.924 euros. Contudo, o consumo de medicamentos para a desabituação tabágica não aumentou no último ano, apesar da proximidade da entrada em vigor da Nova Lei do Tabaco.

Os valores que se verificaram nos 12 meses de 2006 são semelhantes aos do ano passado, tendo sido vendidas 277.479 unidades, no valor de 7.314.051 euros, segundo dados da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed).

Estes dados significam que a Nova Lei do Tabaco não influenciou os fumadores, pelos menos no último ano de consumo sem restrições. Estima-se que, em 2008, a procura de medicamentos para deixar este hábito possa aumentar.

Em Portugal, existem variados medicamentos indicados para a desabituação tabágica, que têm como substâncias activas a Vareniciclina (presente em três produtos), o Bupropiom (um produto) e a Nicotina, sendo esta a mais comum e presente em 34 produtos

Isabel Marques

Fontes:
http://ultimahora.publico.clix.pt, www.ciberjunta.com

Sem comentários: