quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Estudo: Depressão induzida por peginterferão é reversível

Investigadores norte-americanos revelaram que a depressão relacionada com a terapia de peginterferão para a hepatite C crónica aumenta com a duração da utilização, mas que é reversível após a cessação do tratamento.

Após 48 semanas de terapia, 42 por cento dos pacientes desenvolveram depressão. Segundo os investigadores, depressão pré-existente e potenciais biomarcadores de depressão, tais como os níveis de cortisol e do neurotransmissor serotonina no sangue, foram associados a efeitos secundários neurológicos e psiquiátricos.

De acordo com o Dr. Robert J. Fontana, da Universidade do Michigan, em Ann Arbor, a depressão é um efeito secundário comum e limitador da dosagem do tratamento antiviral em pacientes com hepatite C. O objectivo desta análise era esclarecer a incidência, os factores de risco e a base biológica para este problema.

O estudo, publicado na “American Journal of Gastroenterology”, incluiu 201 pacientes com hepatite C crónica e fibrose avançada que anteriormente não tinham respondido ao tratamento. Os pacientes foram tratados com peginterferão alfa-2a e ribavirina durante 24 semanas. Os 74 pacientes que na semana 20 tinham níveis indetectáveis de RNA do vírus da hepatite C continuaram o tratamento nas mesmas dosagens até completarem a semana 48.

A incidência cumulativa de depressão induzida por peginterferão foi de 23 por cento até à semana 24. Entre os 74 pacientes que responderam ao tratamento, a incidência de depressão relacionada com a terapia foi de 9 por cento até à semana 24, aumentando para 42 por cento na semana 48.

Contudo, na semana 72 a classificação da depressão voltou aos níveis existentes antes do tratamento, demonstrando assim a reversibilidade da depressão induzida por interferão.

Os autores relataram que a depressão pré-existente não foi associada a um aumento do risco de depressão induzida pela terapia.

Isabel Marques

Fontes:
www.reuters.com/article/healthNews/idUSTRE4AN65O20081124

Sem comentários: