quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Maioria das pessoas com hipertensão na Europa não está controlada

Um estudo revelou que a maioria das pessoas diagnosticadas com pressão sanguínea elevada, na Europa, não está controlada e que muitas continuam por diagnosticar.

O Professor Franco Cappuccio, da Faculdade de Medicina da Universidade de Warwick, em Inglaterra, liderou a única equipa britânica num estudo europeu que examinou a consciencialização, tratamento e controlo da pressão sanguínea elevada. A hipertensão é uma causa significativa de ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais (AVC).

O estudo, publicado na “Journal of Hypertension”, examinou 1.604 indivíduos de três áreas geográficas: Londres, Limburg (Bélgica) e Abruzzo (Itália). Todos os participantes foram submetidos a exames médicos, incluindo a medição da pressão sanguínea, e responderam a um questionário sobre estilo de vida e saúde.

O estudo descobriu que, no total, 24 por cento dos participantes tinham pressão sanguínea elevada e que destes 56 por cento não estavam a par da sua condição. Dos que estavam cientes, menos de metade tinha a pressão sanguínea sob controlo, abaixo dos 140 mmHg para a pressão sanguínea sistólica e 80 mmHg para a diastólica.

Os resultados demonstram que a pressão sanguínea elevada é um problema alarmante para a Europa.

A hipertensão arterial é, geralmente, uma afecção sem sintomas, na qual a elevação anormal da pressão dentro das artérias aumenta o risco de perturbações como o AVC, a ruptura de um aneurisma, uma insuficiência cardíaca, um enfarte do miocárdio e lesões do rim.

A pressão arterial elevada define-se como uma pressão sistólica em repouso superior ou igual a 140 mmHg, uma pressão diastólica em repouso superior ou igual a 90 mmHg, ou a combinação de ambas. Na hipertensão, geralmente, tanto a pressão sistólica como a diastólica estão elevadas.

Isabel Marques

Fontes:

www.upi.com/Health_News/2008/11/13/Most_hypertension_in_Europe_not_controlled/UPI-44201226594149/
www.manualmerck.net/?url=/artigos/%3Fid%3D51

Sem comentários: