domingo, 16 de novembro de 2008

Vitamina C pode ajudar a reduzir risco cardíaco em alguns pacientes

Investigadores norte-americanos revelaram que suplementos de vitamina C podem ajudar a diminuir as concentrações da proteína C-reactiva (PCR), um biomarcador de inflamação e indicador de risco de doença cardíaca, naqueles que têm níveis elevados.

A autora principal, a Dra. Gladys Block, da Universidade da Califórnia, em Berkeley, referiu que, para adultos saudáveis, não fumadores, com níveis elevados da proteína C-reactiva, uma dose diária de vitamina C reduziu os níveis do biomarcador de inflamação, após dois meses, em comparação com aqueles que tomaram placebo.

A Dra. Block sublinhou que tem de se fazer uma importante diferenciação, pois o tratamento com vitamina C é ineficaz em pessoas cujos níveis da proteína C-reactiva sejam inferiores a 1 miligrama por litro, mas muito efectiva para aqueles que têm níveis mais elevados.

Neste estudo, o nível de redução da proteína C-reactiva atingido pela toma de suplementos de vitamina C, naqueles com níveis elevados desta proteína, é comparável aos de muitos outros estudos com estatinas, fármacos para a diminuição do colesterol.

O estudo, publicado online na “Free Radical Biology & Medicine”, revelou que diversos ensaios com estatinas reduziram os níveis de proteína C-reactiva em cerca de 0,2 miligramas por litro, mas que, neste último, a vitamina C diminuiu os níveis de proteína C-reactiva em 0,25 miligramas por litro.

Isabel Marques

Fontes:
www.upi.com/Health_News/2008/11/14/Vitamin_C_may_help_lower_heart_risk/UPI-18931226700628/

Sem comentários: