quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

RoActemra aprovado na Europa para artrite reumatóide moderada a grave

A Comissão Europeia (CE) autorizou a comercialização do fármaco RoActemra (tocilizumab), da Roche, em combinação com metotrexato, para o tratamento de adultos com artrite reumatóide moderada a grave, que não respondem às terapias existentes.

O RoActemra é um anticorpo anti-receptor da interleucina-6 que actua de forma diferente relativamente aos fármacos existentes da classe classe dos anti-FNT, que bloqueiam uma proteína inflamatória, denominada factor de necrose tumoral.

A Roche acredita que o RoActemra se irá tornar numa alternativa importante aos fármacos anti-FNT, ajudando na diversidade e na redução da dependência dos medicamentos oncológicos.

A aprovação por parte da CE já era esperada, após a Agência Europeia do Medicamento (EMEA) ter concedido uma opinião positiva em Novembro.

O fármaco já está disponível no Japão, mas ainda está à espera de aprovação nos Estados Unidos.

Estima-se que a artrite reumatóide, que se caracteriza pela inflamação da membrana que envolve as articulações do corpo, o que pode provocar dores, rigidez e incapacidade, afecte mais de 20 milhões de pessoas a nível mundial.

Isabel Marques

Fontes:
www.firstwordplus.com/Fws.do?articleid=18D46DA8AFD846DFB3516DA932EE4D19
www.guardian.co.uk/business/feedarticle/8296215

Sem comentários: