terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Tratamento antifúngico pode ajudar alguns pacientes com asma

Novas investigações demonstram que as pessoas com asma severa, que são alérgicas a organismos fúngicos, beneficiam substancialmente do tratamento com o fármaco antifúngico itraconazol.

Para testar esta estratégia, foi conduzido um ensaio clínico no Reino Unido envolvendo pacientes que necessitavam de elevadas doses de esteróides para controlar a asma e que eram sensíveis, pelo menos, a um de sete tipos comuns de fungos.

A análise, conduzida pelo Dr. David W. Denning, do Hospital Universitário de South Manchester, e colegas, incluiu 18 pacientes que receberam itraconazol e 23 que receberam um comprimido placebo, ou seja, sem acção farmacológica.

Após 32 semanas, a pontuação de um questionário standard sobre qualidade de vida relacionada com a asma demonstrou uma melhoria significativamente maior no grupo do itraconazol, em comparação com o grupo do placebo.

Contudo, as pontuações voltaram aos níveis iniciais após a conclusão do ensaio, indicando que continuar a terapia antifúngica, para além de oito meses, é importante para manter a qualidade de vida destes pacientes.

Os investigadores concluíram, na “American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine”, que a magnitude do efeito antifúngico observada nos sintomas da asma neste estudo é promissora.

Isabel Marques

Fontes:
www.reutershealth.com/archive/2009/01/05/eline/links/20090105elin015.html

Sem comentários: