sábado, 21 de julho de 2007

Construção do novo hospital privado de Braga começa segunda-feira

Na próxima segunda-feira será lançada a primeira pedra da construção do novo hospital privado de Braga, um investimento de 30 milhões de euros a cargo das empresas Britalar, de Braga e grupo Hospital da Trofa. A localização do hospital será em Nogueira, uma área de "fácil acesso, disponibilidade de transportes públicos e facilidade de estacionamento", terá 90 camas e criará 200 empregos fixos, e outros tantos em regime de "tempo parcial", adianta Gerardo Saraiva, administrador da Britalar.

A parceria desenvolvida conta ainda com o com apoio financeiro do Banco Espírito Santo (BES), sendo que a compra do terreno, a construção do edifício e o respectivo financiamento estão a cargo da Britalar, enquanto que ao grupo hospitalar da Trofa compete a concepção, gestão e desenvolvimento do projecto, que deverá entrar em funcionamento em 2009.

O projecto, cujo prazo de construção é de 18 meses, prevê a construção de um edifício de seis pisos, com quartos privativos, suites, enfermarias de duas e três camas e um bloco operatório com seis salas, preparado para cirurgias de grande complexidade, cirurgia de urgência e também cirurgia de ambulatório.

Os utentes do hospital poderão ainda contar com seis quartos privativos de cuidados intensivos, e outros seis para a fase de dilatação e parto, consulta externa com 40 gabinetes, serviço de urgência com áreas funcionais autónomas de adultos, crianças, traumatizadas e emergência, imagiologia com TAC e ressonância, fisioterapia com piscina, restaurante, capela, lojas e outros.

O objectivo traçado pelo Hospital da Trofa passa pela construção de um hospital que vá ao encontro de "um novo conceito de medicina centrada no doente”, um projecto de saúde privada inovador, “que se pretende afirmar como uma verdadeira e completa alternativa ao sistema público”.

Inês de Matos

Fonte: Lusa

Sem comentários: