quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Roche volta a prolongar prazo de oferta sobre a Ventana

A farmacêutica suíça Roche prolongou, pela segunda vez, a oferta de aquisição das acções da Ventana Medical Systems. Desta feita o prazo foi alargado até ao dia 20 de Setembro. A Ventana continua a considerar que os 54,5 euros oferecidos por cada acção são “totalmente inadequados”.

Num comunicado emitido a Roche refere que, até ao momento, foram postas à disposição cerca de 13.430 das cerca de 34 milhões de acções da Ventana. A oferta pública de aquisição (OPA) foi lançada em Junho e posteriormente protelada até 23 de Agosto. O director executivo do departamento farmacêutico da Roche, William Burns, considera que a proposta é “justa”, porém afirma que a empresa está “pronta para dialogar” caso a Ventana considere que a oferta não é suficientemente elevada.

A proposta inicial, que foi considerada hostil pela empresa norte americana especialista em histopatologia, atingia os 2,2 mil milhões de euros. “Mantemo-nos fiéis à nossa posição de que a oferta da Roche é totalmente desadequada e o nosso quadro de directores continua a recomendar que os accionistas não disponibilizem nenhuma das suas acções”, refere um comunicado divulgado pela Ventana.

À margem desta decisão de adiamento, um tribunal norte-americano deu razão à Roche numa audiência preliminar proibindo a Ventana de utilizar uma lei estatal para impedir a OPA lançada pelo laboratório suíço. A farmacêutica processou a Ventana em Junho, alegando que a lei é inconstitucional.

Marta Bilro

Fonte: First Word, Reuters, Bloomberg, CNN Money, Forbes.

Sem comentários: