segunda-feira, 10 de setembro de 2007

FDA quer alterar embalagens de alimentos para combater obesidade

A Administração Norte-Americana dos Alimentos e Fármacos (FDA) vai analisar a possibilidade de criar um novo padrão para as embalagens de alimentos que forneçam aos consumidores dados nutricionais mais claros e concisos. O objectivo é facilitar a leitura das tabelas e, desta forma, combater a obesidade.

Apesar das informações nutricionais nas embalagens de alimentos serem obrigatórias, o Governo dos Estados Unidos da América (EUA) considera que estas indicações são muitas vezes confusas e ineficazes.

Com o fenómeno da obesidade a crescer no país, os responsáveis norte-americanos resolveram juntar empresas, investigadores, associações e Organizações Não Governamentais que, durante esta segunda e terça-feira (10 e 11 de Setembro) discutirão o assunto.

A obesidade é um problema cada vez mais comum nos países desenvolvidos e uma das principais causas do aumento do número de diabéticos. Calcula-se que 90 por cento dos doentes que desenvolvem a doença apresentam um peso 120 por cento superior ao considerado normal.

Este parece ser mais um sinal da preocupação que se tem gerado em torno do assunto e que tem vindo a chamar a atenção das empresas alimentares. Recorde-se que a cadeia norte-americana Dunkin' Donuts anunciou recentemente que todos os seus produtos comercializados nos EUA deixarão de conter gorduras hidrogenadas, associadas ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares e a problemas de obesidade.

Marta Bilro

Fonte: EmbalagemMarca.com.br, Farmácia.com.pt.

Sem comentários: