sábado, 1 de setembro de 2007

Vinho tinto reduz risco de desenvolver cancro da próstata

Beber diariamente uma ou duas taças de vinho tinto ajuda a diminuir o risco de desenvolver cancro da próstata, o cancro mais comum nos homens nos países desenvolvidos. A conclusão é de um estudo norte-americano da Universidade do Alabama, em Birmingham (UAB).

Ao alimentarem ratos com resveratrol, um composto presente no vinho tinto, os investigadores observaram que estes se tornavam 87 por cento menos propensos a desenvolver o tipo mais letal de cancro da próstata.

A equipa de cientistas descobriu também que entre a percentagem de ratos que consumiram resveratrol - mas também sofreram de cancro – os tumores desenvolvidos eram menos sérios e apresentavam 48 por cento mais hipótese de não crescer ou desacelerar esse crescimento, relativamente aos animais que não o consumiram.

“O consumo de resveratrol, por meio do vinho tinto, tem poderosas propriedades de quimioprofilaxia, além de seus aparentes benefícios para o coração”, salienta o orientador do estudo, Coral Lamartinière, do Departamento de Farmacologia e Toxicologia da UAB.

Uma investigação anterior, levada a cabo pela mesma universidade, revelou que os machos não são os únicos a serem beneficiados. As cobaias fêmeas que consumiram resveratrol demonstraram um risco muito inferior de desenvolver cancro da mama.

O único problema reside na quantidade de resveratrol consumida pelos ratinhos machos para a realização do estudo da próstata que, em humanos, seria o equivalente ao consumo de uma garrafa de vinho por dia.

Marta Bilro

Fonte: Lusa, Diário Digital, Associação Regional de Saúde do Centro.

Sem comentários: