sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Takeda avança o desenvolvimento do fármaco experimental para a hipertensão

A Takeda Pharmaceutical Co. anunciou que o composto experimental TAK-536 entrou na Fase 2 do ensaio clínico, no Japão. Este composto é um bloqueador do receptor de angiotensina (ARB, sigla em inglês) descoberto pela Takeda. O seu mecanismo de acção consiste em baixar a pressão sanguínea ao aliviar a constrição dos vasos sanguíneos, através da inibição da acção de uma hormona vasopressina, a angiotensina II.

Espera-se que o TAK-536 apresente uma acção anti-hipertensora mais forte, e que seja também mais efectivo a combater a resistência à insulina e a proteger os rins, em comparação com outros bloqueadores do receptor de angiotensina existentes no mercado.

A Takeda avança assim a possibilidade de uma substituição para o tratamento da hipertensão mais vendido, o Blopress, que apresentou vendas de 55,4 mil milhões de ienes (480 milhões de dólares) nos três meses até ao dia 30 de Junho, 5 por cento mais do que no ano anterior.

Masaomi Miyamoto, gestor geral da divisão de desenvolvimento farmacêutico da Takeda, disse que a companhia está satisfeita com o progresso do TAK-536 para a Fase 2 dos ensaios clínicos, uma vez que este composto deve suceder o Blopress (candesartan cilexetil), que é um ABR e um dos produtos internacionais estratégicos da companhia, e é também um dos produtos líderes anti-hipertensivos no Japão. A Takeda está a tentar acelerar acentuadamente o desenvolvimento do TAK-536 para ser lançado o mais rapidamente possível, para posteriormente aumentar o franchise nesta área terapêutica.

Isabel Marques

Fontes: First Word, Bloomberg, www.takeda.com

Sem comentários: