domingo, 28 de outubro de 2007

Semana do Diabético acontece de 7 a 14 de Novembro
Campanha solidária para sensibilizar os jovens


Numa antecipação de um conjunto de iniciativas que visa assinalar a Semana do Diabético, que tem lugar entre 7 e 14 de Novembro e culmina, na última daquelas datas, com o Dia Mundial da Diabetes, a Associação de Jovens Diabéticos de Portugal está a promover uma campanha de solidariedade para angariação de donativos que tem como mote a sensibilização dos mais novos e a desmistificação da diabetes de tipo 1 como doença incapacitante.

Em comunicado de imprensa enviado ao farmacia.com.pt, Paulo Madureira, doente diabético que preside à AJDP, alerta para o facto de a diabetes de tipo 1 ser actualmente “uma das doenças crónicas mais comuns entre os jovens”, e que, por não poder ser prevenida, na medida em que não tem relação directa com os hábitos de cada pessoa, pressupõe, quando é diagnosticada em crianças ou jovens, que estes estejam informados e aprendam a controlá-la. Segundo o responsável pela associação, “é fundamental que os jovens saibam que a doença não vai torná-los diferentes, mas compreendendo que terão de aprender a adoptar novas rotinas, de modo a continuarem a ser livres”.
A Associação de Jovens Diabéticos de Portugal, que em 2005 criou o inovador conceito da Semana do Diabético, é uma instituição de solidariedade social sem fins lucrativos que assume como principal missão a desmistificação da diabetes de tipo 1 como uma doença incapacitante. Para cumprir esse objectivo, e contando sempre com o apoio de várias entidades, a AJDP organiza diversas actividades – como campos de férias ou a recente Expedição Atlas 2007, em que um grupo de doentes escalou o Monte Toubkal, em Marrocos –, sempre com a finalidade de contribuir para uma maior integração do diabético na sociedade.
No âmbito da nova campanha de solidariedade a associação dispõe de uma conta, com o NIB 003300000001796753318, para onde os interessados em apoiar esta causa poderão desde já canalizar os seus donativos. A ideia da Semana do Diabético surgiu em 2005, na reacção à ideia generalizada no seio da AJDP de que era preciso fazer com que os jovens e a sociedade em geral tomassem consciência da realidade da diabetes em Portugal (estima-se que a doença afecte actualmente cerca de 650 mil cidadãos portugueses, entre os quais haverá cerca de 10 por cento de crianças e jovens). “Formar, informar, esclarecer, desmistificar e promover o convívio e o desporto, a par de uma alimentação saudável, são apenas alguns dos objectivos da AJDP durante as comemorações deste programa, que é único em todo o mundo”, refere a associação.
Nas duas edições anteriores, em 2005 e 2006, a iniciativa permitiu a promoção de várias actividades, como rastreios para a população, jogos de paintball para jovens diabéticos, lançamento do livro «No pico da liberdade», caminhadas familiares, exposição de fotografias das actividades da associação e as Jornadas Viver a Diabetes, que este ano cumprirão também a sua terceira edição. Para este ano a AJDP promete “muitas surpresas”, abrindo o seu site, no endereço http://www.ajdp.org/, a todos os interessados em colaborar no projecto ou em sugerir ideias para um melhor resultado.

Sobre a diabetes
Tal como o farmacia.com.pt tem vindo a noticiar, os últimos dados da Federação Internacional da Diabetes apontam para a existência de cerca de 246 milhões de diabéticos em todo o mundo, prevendo-se que esse número possa ultrapassar os 380 milhões já em 2025. Todos os dias são diagnosticados 200 novos casos de diabetes de tipo 1 em crianças e jovems, havendo actualmente mais de 440 mil doentes com menos de 14 anos à escala global. Em Portugal serão cerca de 650 mil os diagnosticados com a doença, 10 por cento dos quais na sua forma mais grave.
Segundo explica a AJDP, “a diabetes é uma doença endócrina que se caracteriza pela fraca ou inexistente produção de insulina no pâncreas ou pela resistência à mesma, que conduz a um aumento de concentração de açúcar no sangue (glicemia). Essencialmente há dois tipos de diabetes: o tipo 1, ou diabetes mellitus, em que o pâncreas cessa de vez a produção de insulina, tornando necessária a sua administração por outra via (injecções diárias ou inalação), e o tipo 2, mais comum nos países mais avançados, em que o corpo apresenta resistência à absorção da insulina, apesar de ela circular no sangue do paciente”.
Ainda segundo a Associação de Jovens Diabéticos de Portugal, o segundo tipo de diabetes pode ter vários tratamentos: uma dieta um pouco mais rigorosa, comprimidos que visam diminuir a resistência à insulina ou, nos casos mais acentuados, a administração daquela substância, sendo sempre “essencial a prática de exercício físico”. Num último cenário, é ainda possível uma diabetes temporária, que é relativamente comum durante a gravidez (diabetes gestacional), ou no seguimento de uma outra doença.

Carla Teixeira
Fonte: AJDP, Comunicado de imprensa da Hill & Knowlton Portugal, farmacia.com.pt

Sem comentários: