sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Extracto de casca de pinheiro ajuda a reduzir “jet lag”

Investigadores italianos revelaram que o picnogenol, extracto de casca do pinheiro marítimo francês, ajuda a reduzir o "jet lag” nos passageiros em cerca de 50 por cento.

O estudo, que incluiu uma Tomografia Computorizada (TAC) ao cérebro e um sistema de pontuação, demonstrou que o picnogenol reduziu os sintomas de "jet lag”, tais como fadiga, dores de cabeça, insónia e edema cerebral, ou inchaço, tanto em indivíduos saudáveis, como em pacientes hipertensos. Os passageiros também apresentaram um mínimo edema nas pernas, uma condição comum associada a voos longos.

O estudo, conduzido pelo Dr. Gianni Belcaro, da Universidade G. D'Annunzio, em Pescara, na Itália, incluiu 133 passageiros que apanharam voos com duração de sete a nove horas. Alguns passageiros receberam oralmente 50 miligramas de picnogenol três vezes por dia, durante sete dias, com início dois dias antes do voo.

Os resultados, publicados na “Minerva Cardioangiologica", demonstraram uma redução de 56 por cento dos sintomas de "jet lag” no grupo de recebeu picnogenol. Além disso, os sintomas duraram apenas uma média de 18,2 horas no grupo do picnogenol, em comparação com as 39,3 horas do grupo de controlo.

O Dr. Belcaro referiu que as propriedades para melhorar a circulação e antioxidantes do picnogenol podem explicar os resultados positivos.

O "jet lag” refere-se a uma perturbação do ritmo biológico causada por viagens muito longas de avião, através de zonas com diferentes fusos horários, o que provoca cansaço, alteração do ciclo do sono, entre outros.

Isabel Marques

Fontes:
www.upi.com/Health_News/2008/11/06/Pycnogenol_from_pine_bark_reduces_jet_lag/UPI-13211225998756/

www.infopedia.pt/pesquisa?qsFiltro=14

Sem comentários: