quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Obesidade pode aumentar o risco de enxaquecas

Descobertas de um novo estudo sugerem que o excesso de peso ou a obesidade podem aumentar a probabilidade de se sofrer de dores de cabeça e enxaquecas fortes. Da mesma forma, uma maior prevalência de enxaquecas pode também estar associada ao peso abaixo do normal.

O Dr. Earl S. Ford e colegas, do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças norte-americano, em Atlanta, analisaram 7.601 homens e mulheres adultos, tendo relatado, na edição de Dezembro da revista “Cephalalgia”, que ter excesso de peso ou ser obeso aumenta a probabilidade de se ter enxaquecas entre 1,2 e 1,4 vezes.

Os investigadores estudaram a associação entre o Índice de Massa Corporal (IMC), o rácio entre a altura e o peso frequentemente utilizado para determinar se o peso das pessoas está dentro ou fora dos parâmetros normais, e a enxaqueca em homens e mulheres, com 20 anos ou mais, que participaram num estudo sobre saúde e nutrição entre 1999 e 2002.

No geral, cerca de 15 por cento dos homens e 28 por cento das mulheres relataram sofrer de enxaquecas e dores de cabeça fortes durante os primeiros três meses.

Aproximadamente, 35 por cento dos participantes tinham excesso de peso (IMC entre 25 e 30), 30 por cento eram obesos (IMC acima de 30) e 33 por cento estavam no peso normal (IMC entre 18,5 e 25).

Os investigadores observaram entre os participantes com peso abaixo do normal, cerca de 2 por cento, uma prevalência duas vezes maior de enxaquecas, mas o número limitado destes participante não permitiu uma análise adicional.

Após a verificação de outros factores potencialmente associados a um aumento do risco de enxaquecas, tais como género, etnia, tabaco, consumo de álcool, actividade física, diabetes e níveis de colesterol, os participantes com excesso de peso ou obesos apresentaram uma maior frequência de enxaquecas do que os participantes com peso normal.

De acordo com o Dr. Ford, se a obesidade aumenta o risco de enxaquecas, o controlo do peso pode ser uma abordagem útil na gestão das dores de cabeça.

Os investigadores recomendam ainda que sejam realizadas análises adicionais para estabelecer se a obesidade está causalmente relacionada com o desenvolvimento de enxaquecas.

Isabel Marques

Fontes:

www.reuters.com/article/healthNews/idUSTRE4B86F020081209

Sem comentários: