sábado, 15 de setembro de 2007

Grupo farmacêutico jordão actua em Portugal desde 1994
Hikma investe em Sintra com apoio do Governo


A companhia farmacêutica Hikma, que tem sede na Jordânia e detém uma consolidada posição de liderança no sector dos medicamentos genéricos para hospitais na região do Médio Oriente e do Norte de África, está representada em Portugal desde 1994 e desde Junho tem a funcionar na Terrugem, no concelho de Sintra, uma nova unidade.

Segundo o exposto na autorização de celebração de contrato entre a Hikma Portugal e a Agência Portuguesa para o Investimento, publicada em «Diário da República» no último mês de Agosto, a instalação da nova unidade de produção, que materializa um negócio de 33,9 milhões de euros e prevê a criação de 151 postos de trabalho, reveste-se de um “especial interesse para economia nacional”, sendo definida por José Xavier, director financeiro da companhia para o segmento de fármacos injectáveis, como “a unidade de pressão e de excelência para investir” no seio dos negócios do grupo jordão relativos ao fornecimento daquelas substâncias para hospitais.
Em declarações ao jornal «Alvor de Sintra» o responsável acrescentou que o sector dos medicamentos genéricos atravessa actualmente “um dos seus momentos mais férteis” e são “muitas as empresas a findar a validade dos seus direitos sobre patentes”. A Hikma Portugal, que representa cerca de metade do montante global da facturação do grupo, gerou em 2006 um volume de negócios muito próximo dos 35 milhões de euros. Por cá é também ultimada a fase de Investigação e Desenvolvimento (I&D) dos produtos para comercialização em escala industrial. Noventa por cento dessa produção destina-se aos mercados globais, mas em Portugal, entre as entidades clientes que absorvem os 10 por cento remanescentes encontra-se o Hospital Fernando da Fonseca (Amadora-Sintra). Actualmente a Hikma está presente em quatro dezenas de países, onde representa 176 produtos farmacêuticos, disponibilizando mais de 397 fórmulas e dosagens.

Carla Teixeira
Fonte: Hikma, Hikma Portugal, «Alvor de Sintra»

Sem comentários: