sábado, 15 de setembro de 2007

Johnson & Johnson e Isis desenvolvem fármacos para doenças metabólicas

A Johnson & Johnson e a Isis Pharmaceuticals iniciaram um acordo de colaboração para a descoberta, desenvolvimento e comercialização de fármacos para o tratamento de doenças metabólicas, incluindo a diabetes de tipo 2 e obesidade. O acordo inclui a cedência dos direitos mundiais de desenvolvimento e comercialização, a favor da Johnson & Johnson, de dois compostos para a diabetes, o ISIS 325568 e o ISIS 377131.

Segundo os termos do acordo, a Johnson & Johnson irá efectuar um pagamento inicial de 45 milhões de dólares à Isis, assim como irá fornecer financiamento a nível da investigação e desenvolvimento. A Isis será ainda elegível para pagamentos de mais de 230 milhões de dólares, quando forem atingidos objectivos relativamente ao ISIS 325568 e ao ISIS 377131, com a possibilidade de regalias se os fármacos forem aprovados. A Isis poderá ainda receber pagamentos adicionais por objectivos e regalias relativamente a qualquer outro fármaco que seja desenvolvido no seguimento desta colaboração.

O ISIS 325568 inibe a produção do receptor de glucagon, e o ISIS 377131 inibe a produção do receptor de glucocorticóide. Estes fármacos apresentam perfis terapêuticos alargados e entusiasmantes, incluindo a diminuição de lípidos no sangue e gordura corporal, para além dos efeitos na redução da glicose, segundo o vice-presidente executivo da Isis, Jeffrey Jonas.

Este acordo poderá ajudar a Johnson & Johnson, uma das maiores fabricantes de instrumentos de administração de insulina para a diabetes, a entrar no mercado anual de fármacos para controlar a doença, avaliado em 15 mil milhões de dólares.

Isabel Marques

Fontes: First Word, Bloomberg, Forbes

Sem comentários: