domingo, 2 de setembro de 2007

Ministério da Saúde pretende aumentar taxa de imunização
Vacina contra a gripe à venda em Outubro


A vacina contra a gripe sazonal para a época 2007/2008 deverá ser disponibilizada no mercado farmacêutico português no próximo dia 1 de Outubro. Neste ano o Ministério da Saúde traça como objectivo o aumento da taxa de cobertura daquela imunização, pelo que as receitas médicas emitidas desde o passado dia 1 vão manter-se válidas até final do corrente ano.

A população de maior risco, constituída essencialmente por idosos e doentes crónicos, está na linha da frente das preocupações da Direcção-Geral de Saúde, que numa nota emitida há dias apontou como objectivo o aumento da taxa de cobertura da vacina nos grupos de risco, tendência que já se vinha verificando em anos anteriores. Na época gripal 2006/2007 notou-se “um aumento significativo da taxa de vacinação no grupo” da população nacional com mais 65 anos, atingindo mais de 50 por cento daquela faixa de cidadãos, segundo um documento divulgado pelo Observatório da Saúde do Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge.
No entanto, e à luz do mesmo documento, quando é tida em conta a população geral, houve um decréscimo da taxa de vacinação de 19,1 pontos percentuais em 2006, que se fixou nos 14,3 por cento. A fim de evitar constrangimentos no que diz respeito ao funcionamento dos serviços, o secretário de Estado da Saúde fez divulgar um despacho em que procede ao alargamento do prazo de validade do receituário médico, de modo a permitir a prescrição antecipada da imunização. “As receitas médicas em que seja feita a prescrição exclusiva de vacinas contra a gripe para a época gripal 2007/2008, emitidas a partir do dia 1 de Setembro, são válidas até 31 de Dezembro do corrente ano”, refere o despacho do governante.
A vacina contra a gripe deverá ser administrada preferencialmente durante os meses de Outubro ou Novembro, mas pode ser aplicada ao longo de todo o período de Outono e Inverno. Até agora, a Autoridade Nacional do Medicamento e dos Produtos de Saúde (Infarmed) deu autorização para a comercialização de sete tipos diferentes de vacinas contra a gripe sazonal em Portugal. Anualmente a doença atinge cerca de um milhão de cidadãos portugueses.

Carla Teixeira
Fonte: Agência Lusa

Sem comentários: