quarta-feira, 31 de outubro de 2007

FDA aprova Epicel da Genzyme para pacientes com queimaduras graves

A agência norte-americana que regula os medicamentos (FDA) aprovou a comercialização do Epicel, auto-enxertos de pele permanentes, para o tratamento de pacientes com feridas potencialmente fatais resultantes de queimaduras graves, da Genzyme Corporation.

Segundo a Genzyme, o Epical pode fornecer substituição permanente da pele para vítimas queimadas. O produto é feito a partir das células da pele do próprio paciente, posteriormente desenvolvidas numa camada de células de ratos para aumentar o crescimento. O Epicel é o primeiro produto classificado de xenotransplantação a ser aprovado nos Estados Unidos por causa da sua inclusão de células animais.

A companhia revelou ter-se candidatado à aprovação do Epicel em 1999. O produto tem sido utilizado em mais de mil pacientes com queimaduras desde que foi lançado em 1988. O Epicel é fornecido em enxertos de pele, e cada um consiste numa folha de células epidérmicas cultivadas ligadas com clips cirúrgicos de aço inoxidável a uma gaze de apoio de petrolato. O produto está indicado para ser utilizado em pacientes que tenham queimaduras profundas em mais de 30 por cento do corpo.

Isabel Marques

Fontes: Bloomberg, CNNMoney, www.tradingmarkets.com

Sem comentários: