quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Canadá aprova utilização de Sativex no alívio da dor em doentes com cancro

A GW Pharmaceuticals PLC e a Bayer AG receberam aprovação da autoridade reguladora canadiana para comercializar o Sativex, um medicamento à base de cannabis destinado ao controlo da dor em pacientes com cancro em estado avançado. A autorização, que deve obedecer a determinadas condições, “reflecte a natureza promissora das evidências clínicas que serão confirmadas através de mais estudos”, sublinham as empresas responsáveis.

O medicamento, derivado da cannabis, está já disponível no Canadá para tratar a dor neuropática em pacientes com esclerose múltipla e encontra-se actualmente em ensaios clínicos de última fase, nos Estados Unidos da América, para aliviar a dor em doentes com cancro, referiu a empresa britânica GW Pharmaceuticals.

“Isto comprova aquilo em que muitos médicos acreditam, que o Sativex funciona e tem uma ampla aplicação”, salientou Ibraheem Mahmood, um analista da Investec Securities citado pela Bloomberg que estima que, em cinco anos, o pico de vendas do medicamento atinja os 17,2 milhões de euros. O Sativex é o único produto farmacêutico derivado de componentes da cannabis.

Dados de estudos recentes demonstraram que o Sativex alcançou melhorias estatisticamente significativas no alívio da dor, em comparação com um placebo, referiu o laboratório. O medicamento é administrado através de um spray borrifado debaixo da língua ou no interior da bochecha, permitindo uma dosagem mais flexível relativamente a um comprimido de administração oral.

Marta Bilro

Fonte: Bloomberg, First Word, Hemscott.

Sem comentários: