quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Cientistas desenvolvem comprimido contra a obesidade infantil

Com o objectivo de combater a obesidade infantil, uma equipa do laboratório "Clore", da Universidade britânica de Buckingham está a desenvolver o primeiro comprimido de dieta para bebés, de forma a fortalecer os recém-nascidos para que, anos mais tarde, possam comer tudo aquilo que quiserem sem engordar.

"Se agirmos antecipadamente, talvez sejamos capazes de programar o metabolismo dos bebés, tornando-os mais resistentes ao excesso de peso" defende Michael Cawthorne, director do laboratório que, preocupado com o crescente fenómeno resolveu estudar uma forma de inverter esta situação.

A hormona "leptin" é a responsável pela programação de uma glândula, localizada no cérebro, que suprime a fome e estimula a queima de calorias. Esta programação acontece em tenra idade, dai que os investigadores acreditem que este comprimido pode activar a hormona tornando-a capaz de estimular a tendência, a longo-prazo, do corpo para usar as calorias em vez de transformá-las em gordura.

No entanto, a segurança do tratamento com a hormona leptin não está ainda garantida, bem como não foi ainda estipulada a quantidade e a hora de cada dose ou a avaliação a longo prazo dos seus efeitos.

Inês de Matos

Fonte: Jornal de Noticias

1 comentário:

ptcp disse...

Deve falar em comprimidos para emagrecer e não de dieta, dieta é todo e qualquer programa alimentar, mesmo o mais liberal se denomina dieta. "Regime alimentar" é utilizado mais usualmente para descrever o que na gíria se diz "dieta".

A hormona a que se refere denomina-se "leptina".