quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Hospitais-empresa apresentaram prejuízos de 128 milhões de euros no último semestre

O Ministério da Saúde anunciou hoje que, no último semestre, os 35 hospitais-empresa existentes em território nacional diminuíram prejuízo em 57,4 por cento, relativamente ao mesmo período do ano passado, apresentando ainda assim prejuízos na ordem dos 128 milhões de euros.

Durante os últimos seis meses, apenas oito Hospitais Entidades Públicas Empresariais (EPE) obtiveram lucros, surgindo no topo da lista o hospital de São João, no Porto, com lucros de cerca de 9 milhões de euros. Os maiores prejuízos registaram-se no centro hospitalar de Lisboa e na unidade local de saúde do Norte Alentejano, com um prejuízo na ordem dos 23 milhões de euros.

De acordo com os dados revelados pelo ministério, 20 instituições de saúde conseguiram reduzir os prejuízos, porém não conseguiram ainda apresentar resultados positivos e seis dessas unidades agravaram ainda mais os prejuízos.

A par do hospital de São João, no Porto, encontra-se o Instituto Português de Oncologia, também do Porto, com lucros de 9,6 milhões de euros e 9,1 milhões de euros, respectivamente. O Centro Hospitalar de Lisboa Oriental, o Hospital Santa Maria (Lisboa), e o Hospital de São Teotónio (Porto) conseguiram também resultados positivos, face ao período homólogo, em que os resultados haviam sido negativos.

A divulgação destes resultados surge pouco dias depois de o Ministério da Saúde ter comunicado às administrações dos Hospitais EPE o objectivo de, dentro de dois anos, 25 das 35 unidades apresentarem resultados positivos.

Inês de Matos

Fonte: TSF

Sem comentários: