quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Antidepressivo vilazodona apresenta resultados positivos em Fase III

A Clinical Data Inc. anunciou que o fármaco experimental vilazodona demonstrou reduzir os sintomas de depressão durante o ensaio clínico. Na Fase III do estudo, o fármaco atingiu os “endpoints” primário e secundário, além de que o perfil de segurança do fármaco, que é tanto um inibidor selectivo de recaptação da serotonina como um agonista parcial dos 5HT1A (receptores de serotonina), parece ser semelhante aos inibidores selectivos de recaptação da serotonina (ISRS) que são comercializados actualmente.

No estudo, 410 adultos com perturbação depressiva grave foram randomizados para receber vilazodona ou placebo. Os dados demonstraram que o fármaco reduziu os sintomas de depressão em duas escalas diferentes de classificação nos pacientes que tomaram vilazodona, em relação ao grupo do placebo. A companhia também adiantou que o estudo identificou biomarcadores que poderão ser utilizados para prever se os pacientes individuais irão responder ou não ao tratamento.

O vilazodona, o único que actua de duas formas, enquanto que outros fármacos só têm uma abordagem, caso seja aprovado, pode competir no mercado com o Paxil, Prozac e outros tratamentos semelhantes. Um dos mecanismos do vilazodona opera ao aumentar os níveis de serotonina, enquanto que o outro, o agonista parcial dos 5HT1A, actua na questão da ansiedade e em pacientes deprimidos que não obtêm resultados com as terapias tradicionais.

A Clinical Data adquiriu os direitos do vilazodona à Merck KGaA em Setembro de 2004 e irá considerar a possibilidade de encontrar um parceiro para comercializar o fármaco em conjunto. Este estudo foi a terceira de três fases normalmente necessárias para a FDA considerar a candidatura para aprovação. A companhia planeia submeter uma candidatura para o registo de um novo medicamento à FDA em 2009.

O “Surgeon General’s Office” estima que 5,3 por cento dos americanos adultos, aproximadamente 17 milhões de pessoas, sofrem de doença depressiva. De acordo com estimativas, os antidepressivos geraram vendas de mais de 12 mil milhões de dólares em 2006, nos Estados Unidos.

Isabel Marques

Fontes: First Word, Bloomberg, www.clda.com

1 comentário:

Rui Borges disse...

Excelente artigo.

Devia ter esclarecido os "endpoints" a que se refere para não levantar dúvidas nos leitores.

Em vez de "randomizado" deve utilizar a palavra aleatório, neste caso seria, "foram seleccionados aleatoriamente".

Bom trabalho.