domingo, 30 de setembro de 2007

Estudo pôs em causa eficácia da imunização em idosos
DGS recomenda vacina contra a gripe


Um estudo publicado recentemente na revista científica «Lancet» deu como certo que a vacina contra a gripe tem efeito praticamente nulo quando administrada em pessoas com mais de 65 anos, devido à grande fragilidade do seu sistema imunitário. No entanto, a sub-directora-geral de Saúde veio a público aconselhar os mais velhos a tomar a vacina, de modo a obterem um índice mais elevado de protecção face às eventuais cmplicações, e mesmo a nível cardíaco.

Graça Freitas reconheceu que há variações nos efeitos da vacina consoante é administrada em pessoas mais velhas ou mais novas, mas insistiu na necessidade de os idosos se vacinarem, de forma a obterem um nível de protecção mais elevado contra a doença. Em declarações à TSF, a responsável enfatizou que a recomendação da DGS se baseia no entendimento da comunidade médica e científica, que considera útil a imunização dos cidadãos com mais de 65 anos, no sentido de melhor os proteger contra a incidência da gripe.
Tal como o farmacia.com.pt noticiou na sua edição do passado dia 3 de Setembro, a vacina contra a gripe para a época 2007/2008 está desde esta segunda-feira disponível na rede nacional de farmácias, sendo intenção do Ministério da Saúde conseguir um aumento da taxa de cobertura daquela imunização, pelo que as receitas médicas emitidas desde 1 de Setembro vão manter-se válidas até final deste ano. A vacina deverá ser administrada preferencialmente nos meses de Outubro ou Novembro, mas poderá ser aplicada ao longo de todo o período de Outono e Inverno.
Há poucos dias, como o farmacia.com.pt já tinha também avançado, uma equipa de cientistas do Instituto do Coração de São Paulo descobriu, mediante a realização de um estudo que concorre ao Prémio Saúde no Brasil, que a imunização contra a gripe confere aos portadores de insuficiência cardíaca maior protecção contra a pneumonia, complicação comum da gripe e que frequentemente motiva a hospitalização daqueles pacientes. Até agora a Autoridade Nacional do Medicamento e dos Produtos de Saúde (Infarmed) deu autorização para a comercialização de sete tipos diferentes de vacinas contra a gripe sazonal em Portugal, país em que anualmente são afectados pela doença cerca de um milhão de pessoas.

Carla Teixeira
Fonte: TSF, «Correio da Manhã», farmacia.com.pt

Sem comentários: