domingo, 30 de setembro de 2007

FDA toma medidas contra produtos não aprovados com hidrocodona

A FDA está a tomar medidas severas contra cerca de 200 fármacos para a tosse, sujeitos a prescrição médica, que contêm o narcótico hidrocodona, muitos dos quais estão a ser administrados erradamente a crianças pequenas.

A agência que regula os medicamentos nos Estados Unidos ameaçou retirar os produtos do mercado, caso as companhias não os parem de fabricar e distribuir dentro de seis meses. Os fármacos são frequentemente prescritos por médicos, algumas vezes por terem nomes semelhantes aos sete medicamentos aprovados pela FDA, incluindo o Tussionex, da UCB SA e o Hycodan, da Endo Pharmaceuticals Holdings Inc.

Os fármacos para a tosse que contêm hidrocodona foram relacionados, em mais de 400 relatórios, a efeitos secundários graves devido a erros nas dosagens, a partir de 2005, de acordo com a FDA. Os fármacos não aprovados apresentam mais riscos, uma vez que podem conter avisos inadequados ou sugerir falsamente que podem ser administrados a crianças com dois anos. Nenhum dos sete supressores da tosse aprovados está autorizado a ser utilizado em crianças com menos de seis anos.

A indústria farmacêutica continua a tentar contornar a lei e a pôr a saúde dos consumidores em risco, afirmou Deborah Autor, directora do gabinete de conformidade de fármacos da FDA. Dosagens incorrectas e/ou confundir os fármacos que não têm aprovação e que têm nomes semelhantes, com os que estão aprovados, pode conduzir a doenças graves, lesões ou até à morte.

A hidrocodona é um narcótico derivado da codeína utilizado geralmente para tratar a dor e suprimir a tosse, mas se for tomado em excesso está relacionado com paragem cardíaca, problemas respiratórios, e danos nas capacidades motoras e de discernimento. A hidrocodona também é um dos principais ingredientes de muitos analgésicos que necessitam prescrição médica, tal como o Vicodin, da Abbott Laboratories.

A FDA recusou nomear qualquer das companhias que fabricam produtos não aprovados ou os nomes das marcas. Alguns deles estão no mercado há décadas, antes da lei ter sido ratificada para obrigar que todos os produtos com hidrocodona estejam aprovados pelos reguladores.

A FDA impôs três prazos às companhias farmacêuticas. Em primeiro lugar, as farmacêuticas têm até 31 de Outubro para retirar do mercado todos os produtos com hidrocodona não aprovados, e que indiquem poder ser utilizados em crianças com menos de seis anos, ou podem estar sujeitos a apreensão por parte da FDA. Em segundo, as companhias têm até 31 de Dezembro para parar de fabricar todos os produtos com hidrocodona que não estão aprovados e, finalmente, até 31 de Março têm de parar a sua distribuição, de modo a não sofrerem penalizações.

Este retardamento irá ajudar a garantir que os fabricantes dos fármacos aprovados possam acelerar a produção, de modo a não haver uma falta de medicamentos.

Isabel Marques

Fontes: Bloomberg, www.medicalnewstoday.com, health.yahoo.com

Sem comentários: