domingo, 30 de setembro de 2007

FDA aprova nova vacina contra a gripe sazonal

A FDA aprovou a comercialização da vacina antigripal Afluira, da australiana CSL Ltd., indicada para pacientes maiores de 18 anos, aumentando assim para seis o número de imunizações aprovadas para a campanha anual norte-americana.

A vacina Afluria protege contra os vírus da gripe tipos A e B, e é feita a partir do vírus da gripe inactivo cultivado em ovos de galinha. As pessoas que são alérgicas a ovos ou outro componente da vacina não devem receber este fármaco.

A CSL irá fornecer aproximadamente 2 milhões de doses para esta época, que pode começar em Outubro e prolongar-se até Maio. Este fornecimento pode aumentar para os 20 milhões de doses dentro de cinco anos.

Segundo o vice-presidente executivo da unidade de bioterapias da CSL, Paul Perreault, esta situação faz parte da estratégia da companhia de internacionalizar a vacina da gripe, especialmente no hemisfério norte.

A CSL produz, há quase 40 anos, vacinas contra a gripe para o hemisfério sul, e o Afluria recebeu revisão acelerada sob um programa da FDA para novos fármacos para doenças graves ou que podem pôr a vida em risco.

A expansão da disponibilização de vacinas irá ajudar a diminuir as 200 mil hospitalizações e as 36 mil mortes atribuídas todos os anos, nos Estados Unidos, a complicações relacionadas com a gripe. Espera-se que seja produzido um número recorde de 132 milhões doses da vacina da gripe sazonal para a época de 2007/2008, para os Estados Unidos, o que corresponde a mais 10 milhões de doses, em relação ao ano passado, de acordo com o Centers for Disease Control and Prevention.

Isabel Marques

Fontes: www.networkmedica.com, Bloomberg, Reuters, Forbes

Sem comentários: