segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

FDA concede revisão prioritária ao Treanda para a Leucemia Linfocítica Crónica

A agência norte-americana que regula os medicamentos (FDA) concedeu o estatuto de revisão prioritária ao Treanda (hidrocloreto de bendamustina), da companhia biotecnológica Cephalon Inc, para o tratamento de primeira linha da Leucemia Linfocítica Crónica (LLC).

O Treanda é um análogo de purina/alquilante híbrido. Os dados pré-clínicos demonstram que este híbrido actua em duas formas para matar as células cancerígenas. O Treanda danifica o ADN nas células cancerígenas, o que leva ao modo normal da morte das células, “apoptose”, ou morte celular programada. Também impede que estas células se dividam para criar novas células cancerígenas. Esta acção dupla do fármaco pode ser atribuída ao seu desenho químico único.

A agência concedeu o estatuto de medicamento órfão ao Treanda para o tratamento da LLC em Agosto de 2007, o que poderá resultar em sete anos de comercialização exclusiva para esta indicação, caso seja aprovado. A Cephalon apresentou a candidatura do Treanda para o tratamento da LLC em Setembro de 2007, e a FDA irá tomar uma decisão no final de Março de 2008.

A FDA concede o estatuto de revisão prioritária a fármacos que, caso sejam aprovados, irão fornecer grandes avanços nos tratamentos, ou que poderão proporcionar um tratamento aos pacientes quando não existe uma terapia adequada. Quando um fármaco recebe o estatuto de revisão prioritária significa que a FDA irá avaliar e decidir se o aprova em seis meses, em vez dos habituais dez ou mais meses.

A companhia também está a estudar o fármaco para o tratamento do Linfoma de Não- Hodgkin.

Isabel Marques

Fontes: www.networkmedica.com, Reuters, CNNMoney

Sem comentários: