segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Lacunas no funcionamento da FDA põem cidadãos em risco

Relatório alerta para incapacidades logísticas e falta de funcionários

A Administração Norte-Americana dos Alimentos e Fármacos (FDA) tem falta de financiamento para poder acompanhar os avanços científicos, uma lacuna que pode estar a pôr em perigo a vida dos cidadãos, alertam os conselheiros da entidade reguladora dos Estados Unidos da América.

A FDA sofre de uma “pletora de incapacidades”, incluindo uma taxa de inspectores de alimentos “extremamente baixa” e uma falta de cientistas que compreendam as novas tecnologias, afirma o relatório elaborado pelo subcomité de um painel externo. As conclusões vão ser discutidas esta segunda-feira, noticia a Bloomberg.

De acordo com a análise destes especialistas, a FDA precisa de mais fundos monetários e melhores sistemas informáticos. Para além disso, deveria ser reestruturada para integrar um líder científico. A autoridade reguladora norte-americana dispõe de um orçamento superior a 1,3 mil milhões de euros e fiscaliza, anualmente, a comercialização de mais de 1 bilião de produtos, incluindo alimentos, medicamentos, cosméticos e dispositivos médicos.

“Sem um aumento substancial de recursos, a agência não tem poder para melhorar o seu desempenho” tornando-se incapaz de ir ao encontro das expectativas dos consumidores norte-americanos, salienta o relatório. Esta situação “vai prejudicar não só a saúde da população dos EUA, mas também a saúde da nossa economia”, acrescentam os responsáveis pelo estudo.

O relatório descreve ainda vários avanços científicos em áreas como o genoma ou a nenotecnologia, frisando que a FDA não pode monitorizar os produtos adequadamente uma vez que não consegue acompanhar a ciência. A FDA sofre de “sérias deficiências científicas”, conclui o documento.

Ao longo da última década a FDA tem vindo a recebe cada vez mais relatórios sobre efeitos secundários associados a medicamentos prescritos e não houve um aumento de funcionários que pudessem revê-los, refere o estudo que acusa também o Congresso de exigir que a FDA assuma mais responsabilidades sem lhe providenciar os devidos financiamentos para contratar funcionários.

Marta Bilro

Fonte: Bloomberg, Azstarnet.com, Tennessean.com.

Sem comentários: