sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

FDA desaconselha administração de xaropes a crianças com menos de 2 anos

A Administração Norte-Americana dos Alimentos e Fármacos (FDA) recomenda que os xaropes para a tosse e expectorantes de venda livre não sejam administrados a crianças com idade inferior a 2 anos. Depois de terminar uma investigação relativa à segurança destes medicamentos nesta faixa etária, os responsáveis concluíram que poderão surgir efeitos secundários potencialmente mortais.

Conforme afirmou Charles Ganley, responsável pelo departamento de medicamentos não sujeitos a receita médica da FDA, a entidade reguladora "recomenda aos pais que não dêem medicamentos contra a tosse e constipação vendidos livremente para as crianças com menos de dois anos". Estes fármacos, “que tratam os sintomas e não as condições subjacentes, não são nem seguros nem eficientes para as crianças de menos de 2 anos”, acrescentou o mesmo responsável.

Em causa estão os expectorantes, descongestionantes, anti-histamínicos, medicamentos contra a tosse e a constipação que, segundo a FDA, podem desencadear efeitos secundários graves como convulsões, aumento rápido do ritmo cardíaco e perda de consciência.

Num comunicado emitido pela FDA, a que o Farmacia.com.pt teve acesso, a entidade reguladora deixa algumas recomendações aos pais, nomeadamente que estejam atentos ao folheto informativo e reparem na substância activa e que não administrem mais do que um xarope ou expectorante em simultâneo a uma criança. Muitos destes fármacos contêm mais do que um ingrediente activo, salienta a FDA, podendo as crianças estar sujeitas a uma dose da mesma substância activa muito superior às suas necessidades.

Marta Bilro

Fonte: AFP, Globo Online, FDA.

Sem comentários: