terça-feira, 26 de junho de 2007

Roche lança OPA sobre a Ventana

A farmacêutica suíça Roche lançou uma oferta pública de aquisição (OPA) sobre a Ventana Medical Systems, uma empresa de testes de diagnóstico de cancro. A proposta, que ascende aos 2,23 mil milhões de euros (três mil milhões de dólares norte-americanos), é mais um trunfo para acrescentar aos muitos que colocam a Roche na liderança mundial dos medicamentos anti-cancerígenos.

A contrapartida de 55,7 euros (75 dólares) em dinheiro, oferecidos por cada acção da empresa norte-americana especializada em histopatologia, representa um prémio de 44 por cento face ao seu valor de fecho na sessão de sexta-feira da bolsa de Nasdaq, que era de 38,57 euros (51,95 dólares), e 55 por cento acima da média da cotação destes títulos nos últimos três meses.

Entre os principais objectivos traçados pela Roche para este ano encontram-se a concretização de quatro aquisições na área do diagnóstico, permitindo-lhe alargar a sua oferta de equipamentos e consolidar o primeiro lugar entre os competidores na área de sistemas de diagnóstico in-vitro e terapias oncológica.

A OPA gerou alguma controvérsia no seio da Ventana que já tinha bloqueado as tentativas da Roche para chegar a acordo numa possível fusão. Apesar das hostilidades, o presidente da farmacêutica, Franz Humer, já afirmou estar disponível para estabelecer um “diálogo construtivo” para permitir que o negócio possa estar fechado até ao fim do ano.

"Acreditamos que a nossa proposta pela Ventana representa uma oportunidade única para ambas as empresas e para os seus accionistas. A Ventana será um complemento excepcional para o grupo Roche e acreditamos que somos o melhor parceiro estratégico para capitalizar o potencial da Ventana ", salientou ainda o responsável no documento emitido pela empresa.

Marta Bilro

Fonte: Diário Económico, Jornal de Negócios, Dinheiro Digital.

Sem comentários: