domingo, 22 de julho de 2007

Abbott e Abbott Fund na luta contra o VIH/SIDA pediátrico em África

A Abbott e a Abbott Fund anunciaram vários esforços para expandir o acesso ao tratamento e aos cuidados para crianças africanas que sofrem de VIH/SIDA, incluindo um investimento adicional de 12 milhões de dólares em subsídios e doações de produtos durante este ano. Estes programas irão servir para preencher algumas das lacunas existentes nos tratamentos pediátricos do VIH, aumentando o número de médicos pediatras e trabalhadores de serviços de saúde com treino e experiência; estabelecendo ligações entre a prevenção, testes e serviços de tratamento para as mulheres grávidas e para as crianças que vivem nas instalações de cuidados de saúde, e trabalhando para superar alguns dos problemas culturais e do estigma associado ao VIH.

A necessidade dos programas para lutar contra o VIH/SIDA pediátrico nunca foi tão grande, uma vez que em cada minuto há mais uma criança infectada com VIH. Segundo a OMS, 2,3 milhões de crianças com menos de 15 anos vivem com VIH/SIDA em todo o mundo. Sem cuidados nem tratamento, estima-se que três em cada dez crianças com VIH irão morrer antes de completar o primeiro aniversário, 50 por cento aos dois anos e 60 por cento antes de completar três anos.

Devido à ampliação das parcerias duradouras com associações como o Baylor College of Medicine e outras organizações de relevo, a Abbott Fund está a proporcionar novos subsídios para a Catholic Medical Mission Board (CMMB), a Elizabeth Glaser Pediatric AIDS Foundation (EGPAF) e Family Health International (FHI), com o objectivo de explorar novas aproximações para a detecção e possibilitar às mulheres e crianças o acesso aos testes de VIH e aos serviços de tratamento no Malawi, Quénia e Tanzânia. Com estes novos subsídios, a Abbott e a Abbott Fund investiram mais de 70 milhões de dólares, nos últimos sete anos, nestes programas. Em 2007, estas iniciativas deverão ajudar cerca de 40.000 mulheres grávidas a receber testes de VIH e mais de 5.000 crianças a receber tratamento para o VIH.

A transmissão do VIH de mãe para filho continua a ser um problema significativo nos países em desenvolvimento: mais de 90 por cento das crianças com VIH contraem a doença durante a gravidez da mãe, durante o nascimento ou durante a amamentação. Os testes constituem o primeiro passo para a prevenção, e a Abbott tem doado testes rápidos de VIH nos programas de prevenção de transmissão entre mãe e filho (PMTCT, sigla em inglês) em 69 países, incluindo os africanos. Até agora, a Abbott proporcionou mais de 5 milhões de testes de VIH gratuitos através do programa.

Isabel Marques


Fontes: Pharmalive, PRNewswire

1 comentário:

Rui Borges disse...

Notícia EXCELENTE em todos os sentidos.