domingo, 22 de julho de 2007

Fármaco apresenta aumento da sobrevida em doentes sem tratamento anterior
Avastin recebe recomendação na Europa


O Grupo Roche anunciou em Basel, na Suíça, que recebeu recomendação positiva da Comissão Europeia de Produtos Medicinais para Uso Humano relativamente ao uso do Avastin como medicamento de primeira linha no tratamento da forma mais comum de cancro do pulmão, em combinação com a quimioterapia feita à base de platina.

Na sequência de dois estudos aprofundados da utilização daquele medicamento, e pelo facto de ambos terem apurado a sua elevada eficácia no tratamento do cancro do pulmão em associação com uma ampla série de quimioterapias, a comissão deu a sua avaliação positiva ao único medicamento de primeira linha que, ao longo de mais de uma década, mostrou ter capacidade para prolongar a vida dos pacientes, cuja expectativa de sobrevida ao diagnóstico era, originariamente, de apenas oito a dez meses. Resultados que não foram positivos apenas no caso das neoplasias do pulmão, já que o fármaco revelou proporcionar, de forma consistente, uma melhoria geral na sobrevida livre de progressão para pacientes com cancro do pulmão, colo-rectal, do rim e da mama.
Christian Manegold, professor de Medicina da Universidade de Heidelberg, que faz parte do Centro Médico Universitário de Mannheim, na Alemanha, conduziu um dos estudos cujos resultados terão estado na base da decisão da comissão. Para ele “o Avastin é tão inovador que irá mudar o padrão actual de tratamento do cancro”. Em nome do Grupo Roche, o executivo-chefe da divisão farmacêutica, William Burns, considerou que “a opinião da comissão é uma estimulante notícia para os doentes europeus que lutam contra uma doença especialmente agressiva e debilitante”, e acrescentou que a empresa pretende, com o seu “programa de desenvolvimento do Avastin – o maior programa de testes de sempre na Oncologia – iremos continuar a desenvolver as melhores abordagens de tratamento possíveis, com vista a fazer subir a taxa de sobrevida e melhorar a qualidade de vida dos pacientes”.
Aprovado nos Estados Unidos em Fevereiro de 2004 e na Europa em Janeiro do ano seguinte, o Avastin é utilizado no tratamento de primeira linha de doentes com cancro colo-retal metastático. Em Abril deste ano o medicamento foi aprovado no continente europeu também para o tratamento de primeira linha das mulheres com cancro da mama metastásico, enquanto o Japão adoptava o fármaco para tratar o cancro colo-rectal avançado ou recorrente. O cancro do pulmão, um dos tumores mais prevalentes nas sociedades desenvolvidas – onde constitui uma importante causa de morte –, é actualmente responsável por cerca de três mil mortes diárias em todo o mundo.

Carla Teixeira
Fonte: PR Newswire

Sem comentários: