sábado, 7 de julho de 2007

Afinal os antidepressivos não aumentam risco de suicídio

Foi hoje publicado no Jornal Norte-Americano de Psiquiatria um novo estudo sobre os efeitos dos antidepressivos em jovens com comportamentos suicidas, revelando que aqueles que recorrem ao tratamento correm menos riscos de tentar suicidar-se do que aqueles que não tomam quaisquer antidepressivos, o que contraria os resultados apresentados em 2004 pela Agência Norte-Americana dos Alimentos e Medicamentos (FDA).

.O estudo hoje publicado baseou-se nos antidepressivos de tipo SSRI, entre os quais o Lexapro, o Pacil, Zoloft e o Prozac, prescritos com o intuito de modificam o humor do paciente, reequilibrando o nível de serotonina no cérebro.

A investigação apoiou-se na observação de 226.866 pacientes, com problemas depressivos detectados entre 2003 e 2004, que foram divididos em quatro grupos de diferentes idades, antes e depois do tratamento com SSRI.

"O risco de tentativa de suicídio entre os doentes tratados com medicamentos de tipo SSRI corresponde mais ou menos a um terço do dos pacientes que não recebem tratamento", garante um dos autores do estudo, Robert Gibbons, da Universidade de Illinois, em Chicago.

Em 2004 a FDA tinha considerado que alguns medicamentos podiam aumentar o comportamento suicida nos jovens, estabelecendo uma ligação entre o suicídio nos adolescentes e o consumo de antidepressivos, após ensaios clínicos realizados por laboratórios farmacêuticos. No entanto, o estudo agora divulgado nega a existência de qualquer relação entre o consumo destes medicamentos e o suicídio.

Inês de Matos

Fonte: Lusa

Sem comentários: