sábado, 7 de julho de 2007

Infarmed e ASAE alertam para Colgate falsificada à venda no mercado português

Embalagens de pasta dentífrica Colgate, oriundas da África do Sul, contendo uma substância tóxica estão à venda em Portugal. Depois do alerta ter sido dado pelas entidades de saúde dos Estados Unidos da América, Canadá e Espanha, chegou a vez da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) chamar a atenção dos consumidores portugueses.

Por sua vez, Instituto Nacional da Farmácia e do Medicamento (Infarmed) emitiu uma circular que ordena a retirada do mercado nacional de todos os lotes da pasta dentífrica falsificada que utiliza a marca “Colgate”, e que contém na sua rotulagem a menção “Made in South Africa”, embora não sejam fabricados pela Colgate-Palmolive.

De acordo com a agência Lusa, o Infarmed só teve conhecimento da possível contaminação das pastas dentífricas esta sexta-feira. Manuel Laje, porta-voz da ASAE, referiu que, até ao momento, não há indicações de que exista no mercado português pasta de dentes importada da China que sexta-feira motivou a Comissão Europeia a activar o sistema comunitário de alerta de risco.

Ainda assim, o responsável considera que não há motivo para alarme, uma vez que, o dietileno glicol, substância tóxica detectada das pastas dentífricas, só é perigosa se ingerida em grandes quantidades. «Aquele produto conterá uma substância não declarada, dietileno glicol, que pode apresentar toxicidade quando administrado em doses elevadas”, pode ler-se na circular divulgada pelo Infarmed que salienta que “nas condições de utilização de uma pasta dentífrica, este produto não constituirá risco para a saúde dos utilizadores». Por se tratar de um produto falsificado não há qualquer responsabilidade da Colgate-Palmolive, acrescenta o mesmo comunicado.

A Colgate já afirmou que não importa dentífricos para o mercado português provenientes da África do Sul, disponibilizando-se para colaborar com as autoridades para identificar os produtos falsificados contendo a substância tóxica. Para além disso, a empresa fez questão de salientar que nos seus produtos genuínos o texto na embalagem exterior e no tubo está pelo menos em português, com indicação do nome e morada da sua sede em Portugal.

Marta Bilro

Fonte: Portugal Diário, Jornal Digital, Diário Digital, Lusa, O Mirante, Infarmed.

Sem comentários: