sábado, 11 de agosto de 2007

Base de dados controlará consumo de medicamentos
Madeira prepara processo clínico electrónico


A Região Autónoma da Madeira está a preparar, no âmbito dos projectos do Eixo de Medidas Estruturantes, a criação de uma base de dados que permita a gestão online de todos os processos clínicos dos doentes insulares. Uma simples ida à farmácia poderá ser substituída por um atendimento virtual, em que o farmacêutico explica ao paciente o funcionamento e a dose dos medicamentos que lhe foram prescritos.

De acordo com informações avançadas pelo secretário regional dos Assuntos Sociais na Madeira, Francisco João Ramos, em declarações à imprensa local, está neste momento a ser preparada a “instalação de uma rede informática que vai permitir a gestão online do processo clínico”. O responsável explicou que a medida permitirá que, “em vez de ir à farmácia com uma receita, a pessoa possa apenas dizer o número do cartão de utente. O farmacêutico vê a receita que foi prescrita e diz ao doente como deve tomar o fármaco indicado. Na opinião de Francisco João Ramos, o novo método terá como vantagem um maior controlo do tipo e quantidade de medicamentos prescritos e tomados, uma vez que “assim teremos a certeza de que o medicamento foi efectivamente comprado, que foi comprado na quantidade certa, e se porventura o doente o consumiu em excesso ou de acordo com o conselho do médico e do farmacêutico”.
Ainda segundo o mesmo elemento do governo regional, será criada uma base de dados de todos os doentes, que possibilitará que, num hospital ou centro de saúde, as análises feitas sejam registadas, com o dia e a hora em que foi realizada. “Se poucos dias depois o mesmo doente voltar a fazer a mesma análise, para avaliar os mesmos parâmetros, terá de justificar por que razão o faz”, disse o secretário regional dos Assuntos Sociais. O mesmo princípio será aplicado às consultas, às radiografias e a uma pluralidade de outros serviços disponibilizados nas unidades prestadoras de cuidados de saúde na Ilha da Madeira. O processo clínico electrónico é um projecto promovido pelo Serviço Regional de Saúde da Madeira, que prevê o abandono gradual da informação que hoje circula em suporte de papel, com o objectivo de fazer com que toda a informação clínica relacionada com a observação, o diagnóstico e o tratamento dos doentes passe a ser registada no formato electrónico, mais fácil de actualizar e partilhar.

Carla Teixeira
Fonte: Jornal da Madeira, Madeira Digital

Sem comentários: